Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Breve "Eximia dilectissimi" do Papa Clemente X pelo qual, a instância do Príncipe D. Pedro, representado pelo embaixador Marquês das Minas, confirmou e aprovou o Decreto da Sagrada Congregação dos Ritos, nele inserto, aprovando a eleição da Bem Aventurada Virgem Maria sob a invocação da Santíssima Conceição única e singular Padroeira e Protectora dos Reinos de Portugal

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/BUL/0038/000016
Descriptive dates
[post. 1671-05-08]
Dimension and support
1 doc.; papel
Custodial history
Na capilha encontra-se o resumo do documento do mesmo teor da descrição existente no Índice de Bulas e Breves L.5, f. 66v. Abaixo do resumo [Francisco Nunes Franklin oficial maior do Real Arquivo da Torre do Tombo] registou uma nota remetendo para o original e para uma das cópias "Vide o n.º 14 e 15 deste maço".
Scope and content
Breve datado de Roma, Santa Maria Maior, 8 de Maio de 1671. Documento traduzido.

Ad perpetuam Rei memoriam. A insigne devoção que o dilectíssimo em Cristo nosso filho Pedro Príncipe e Governador dos reinos de Portugal e dos Algarves tem à gloriosíssima e augustíssima Rainha do Céu Maria Virgem Mãe de Deus vinculada com religioso ânimo [...] que favoravelmente defiramos aos seus pios desejos enquanto podemos com o Senhor. E porque a rogo do mesmo Pedro Príncipe, manou há poucos dias da Congregação de nossos veneráveis irmãos os cardeais da Santa Igreja Romana, prepósitos dos sagrados Ritos, um decreto do teor seguinte, a saber, a Sagrada Congregação Lusitana dos Ritos, sendo relator o [...] Cardeal Vidoni a rogos do sereníssimo Príncipe de Portugal, feitos pelo excelentíssimo senhor Marquês das Minas seu embaixador ao Santíssimo Padre, e pelo mesmo remetidos à dita Sagrada Congregação, tem aprovado a eleição da Bem Aventurada Virgem Maria sob a invocação da Santíssima Conceição, em particular, única e singular Padroeira e Protectora dos Reinos de Portugal, feita pela sereníssima Magestade de el rei D. João IV nas Cortes do Reino, celebradas no ano de 1646, com intervenção dos três Estados, e por esta razão o cardeal Antonio Barbarino, bispo Prevestino, tem declarado, e concedido que se possa seguramente fazer por ela tudo o que compete aos verdadeiros, legítimos, únicos e singulares padroeiros dos reinos, neste dia de 21 de março de 1671, como o sobredito Pedro Príncipe sumamente deseja, segundo em nome dele, nos há por vezes representado o [...] nobre varão Marquês moderno das Minas embaixador do mesmo Pedro Príncipe [...] inclinados às suplicações que sobre este negócio se nos fizeram humildemente em seu nome [...] pelo teor das presentes confirmamos e aprovamos o decreto acima inserto e lhe damos força e vigor de inviolável firmeza apostólica [...] Decretamos que as presentes Letras são e serão sempre firmes, valiosas e eficazes e que terão seu plenário e inteiro efeito, e darão pleníssima sufragação às pessoas a quem toca, ou tocar pelo tempo em diante [...] e que será nulo, de nenhum vigor o que em contrário suceder ciente ou ignorantemente atentasse sobre esta matéria [...]. Assinado por I.G. Slusius.
Physical location
Bulas, mç. 38, n.º 16
Original numbering
Armário 12 da Casa da Coroa
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 66v.
Related material
Original:

Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 38, n.º 14.

Outra tradução:

Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 38, n.º 15.
Notes
Resumo tirado do inventário citado: Breve "Eximia dilectissimi" do Papa Clemente X pelo qual, a instância do Príncipe D. Pedro, lhe confirmou a eleição de ser Padroeira do reino de Portugal, Nossa Senhora da Conceição.
Creation date
04/06/2020 14:26:04
Last modification
02/04/2024 16:41:12