Bula "Romanus Pontifex" do Papa Pio VI pela qual, a instância da rainha D. Maria I, se suprimiu o Bispado de Miranda e se uniu perpetuamente ao de Bragança com todos os seus bens, dignidades e benefícios, passando o Bispo de Bragança a denominar-se também Bispo de Miranda, inserta em uma Sentença Executorial do Arcebispo de Lacedemónia, Provisor e Vigário Geral do Patriarcado, na qualidade de Juíz executor

Description level
File File
Reference code
PT/TT/BUL/0055/25
Date range
1781-07-20 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Lisboa
Dimension and support
1 doc.; papel
Custodial history
Resumo do documento: "Sentença apostólica de união do Bispado de Miranda ao de Bragança por virtude da Bula que principia "Romanus Pontifex", auxiliada por sua Magestade para ser conservada no Arquivo Régio da Torre do Tombo destes Reinos aonde será guardada para memória da graça feita na Bula, nesta sentença incorporada e do Régio Aviso de sua Magestade Fidelíssima".
Scope and content
A Bula determina também a erecção de uma nova e Insigne Colegiada sob o título de Santa Maria Virgem de Miranda, na antiga igreja que foi Catedral em Miranda. Bula datada de Roma, 27 de Setembro de 1780. A Sentença executorial impôs pensões para esta Colegiada nas Igrejas de Santa Leocádia de Corvo, de São Mateus de Sobreiro, de São Pedro de Guiráz, de São Pedro de Casarelhos e na Paróquia da Purificação de Nossa Senhora de Podence. João Viegas Machado, notário apostólico e escrivão do Tribunal da Cúria Patriarcal.
Physical location
Bulas, mç. 55, n.º 25
Language of the material
Latim
Physical characteristics and technical requirements
Em 2021, apresenta galerias a partir do selo de chapa.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 311v-[312].
Creation date
6/9/2020 11:17:11 AM
Last modification
9/3/2021 12:48:53 PM