Available services

Bula "Hodie Ecclesiae Portugalensi" do Papa Clemente X dirigida ao príncipe D. Pedro sobre o provimento do Bispado do Porto em D. Fernando por óbito de D. Nicolau, em que lhe pede o patrocine e favoreça

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/BUL/0039/08
Date range
1673-07-17 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Roma
Dimension and support
1 doc.; perg.
Custodial history
Apresenta os vincos da dobragem vertical (3 vezes) e horizontal (1 vez). Uma vez dobrado, em Roma registava-se em um dos lados, o nome do prícipe regente a quem se dirigia o documento, de acordo com a sobreposição dos furos, indicando ser fechado pelo cordão de cânhamo. Na Torre do Tombo, o resumo e a cota foram escritos no outro lado, sendo legíveis com o documento fechado.
Scope and content
Conserva o selo (bula) "Clemens Papa X" pendente por cordão de fios cânhamo.
Physical location
Bulas, mç. 39, n.º 8
Original numbering
Armário 12 da Casa da Coroa
Language of the material
Latim, escrita bulática
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 72.
Creation date
26/06/2020 16:13:14
Last modification
21/11/2022 10:48:00