Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Bula "Rationis congruit, et convenit" do Papa Paulo IV pela qual confirmou e aprovou outra de Júlio III que por causa da sua morte se não expediu, sobre a extinção do Mosteiro de Santa Maria de Seiça, e aplicação dos seus rendimentos e outras quaisquer dependências dele para o novo Convento da Luz da Ordem de Cristo que o rei D. João III intentava edificar no lugar de Carnide

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/BUL/0023/16
Date range
1555-05-26 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Roma
Dimension and support
1 doc.; perg.
Scope and content
A Bula reservava pensões ânuas para os religiosos que havia no dito Mosteiro e pároco que ficasse na mesma Igreja, e absolvia de quaisquer censuras todos os que tivessem concorrido para a mesma união.

Apresenta selo de chumbo (bula) "Paulus Papa IIII" pendente por cordão de fios de seda amarelos e encarnados.
Physical location
Bulas, mç. 23, n.º 16
Original numbering
Armário 12 da Casa da Coroa
Language of the material
Latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 261v.
Creation date
14/07/2020 11:12:58
Last modification
10/01/2024 09:39:33
Record not reviewed.