Maria Isabel Hanhemann Saavedra d' Aboim Inglês

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/ISAI
Descriptive dates
[c. 1938]
Dimension and support
1 cx. (5 pt., 17 doc.); papel
Biography or history
Maria Isabel Hahnemann Saavedra d' Aboim Inglês, professora e política, nasceu na Rua Nova do Loureiro, em Lisboa, a 7 de janeiro de 1902, e faleceu na mesma Cidade, a 7 de março de 1963. Era filha de João Saavedra e de Elisa Augusta Hahnemann Saavedra. Com um pai de convicções profundamente republicanas e uma mãe de raízes fortemente católicas, Maria Isabel teme a liberdade de escolher a sua convicção religiosa e o seu caminho político.

Aos 14 anos de idade, abandona o catolicismo e procura nos familares e amigos paternos bases cívicas e políticas.

Mãe de cinco filhos, perante a doença terminal do marido, decide tirar um Curso na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa aos 36 anos de idade, de forma a garantir o sustento familiar.

Em 1934, a 25 de janeiro, estando a frequentar o segundo ano da licenciatura, requereu ao Director do Curso Superior de Bibliotecário Arquivista, a matrícula como aluna extraordinária nas cadeiras de Paleografia ( 2.ª parte) e Diplomática do referido Curso.

Em 1938, a 15 de julho, apresenta na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a dissertação "Algumas considerações sobre a influência dos Descobrimentos na sociedade portuguesa".

Nesse mesmo ano, funda em sua casa o Colégio Fernão de Magalhães, particular, tendo inicialmente apenas os seus cinco filhos e mais duas crianças como alunos. O Colégio situava-se na Rua dos Lusíadas, n.º 51, 1.º, em Lisboa.

Será na década de 1940 que a sua actividade política e cívica conhece um grande impulso.

Em 1941, após defender brilhantemente a sua tese de Licenciatura, é convidada pelo Professor Vieira de Almeida para o cargo de Assistente nas cadeiras de Filosofia Antiga e Psicologia.

É demitida em 1945 por razões políticas, quando se inicia uma série de perseguições tendo como alvo o seu Colégio e a sua vida familiar.

Em 1946, é presa pela primeira vez pela PIDE, devido à sua ligação com o MUD e sob a acusação de ser «um elemento comunista».

A partir deste momento, Maria Isabel dedica-se ao combate à ditadura e à defesa do papel das mulheres na vida política.

No MUD foi membro da Comissão Central, da Comissão das Mulheres e da Comissão de Solidariedade. Em 1948, o Governo proíbe o MUD, e Isabel Maria foi presa pela segunda vez, juntamente com outros membros da Comissão Central do MUD, sob a acusação de actividade e propaganda subsersivas. Nesse mesmo ano, a Direcção da Faculdade de Letras impede-a de concorrer a um cargo de Assistente, com base num relatório fortemente negativo da polícia política.

Pouco depois, no seguimente da campanha de Norton de Matos, o Ministro da Educação Nacional encerra o Colégio Fernão de Magalhães e anula os Diplomas de Isabel Maria Aboim Inglês, impedindo-a assim de poder ensinar.

Abre então um Ateliê de costura, dá explicações e faz traduções para sustento da família.

Além do seu forte envolvimento na Comissão Central da candidatura de Norton de Matos, destaca-se o seu papel na Comissão Central do Movimento Nacional Democrático Feminimo, na candidatura de Ruy Luís Gomes, na Comissão Central da candidatura de Arlindo Vicente e na candidatura de Humberto Delgado.

Em 1952, é novamente presa, com toda a Comissão Central do Movimento Nacional Democrático (MNI). No ano seguinte, é convidada a leccionar Filosofia numa Universidade brasileira, mas o regime nega-lhe a emissão do passaporte.

Em 1958, é novamente presa por desrespeito ao Tribunal Plenário, o tribunal político especial do regime. É impedida pelo Governo de se apresentar como candidata da Oposição Democrática nas eleições para a Assembleia Nacional em 1961. Continuava politicamente activa quando, em 1963, morreu de embolia cerebral.

O seu nome encontra-se na toponímia de Almada (Freguesia da Sobreda), de Lisboa (Freguesia de Santa Maria de Belém, Edital de 24 de março de 1975), da Moita (Freguesia de Alhos Vedros).
Custodial history
Ordenação numérica das pastas anterior ao tratamento arquivístico na Torre do Tombo.

Documentos da Dissertação de Licenciatura de Maria Isabel Hahnemann Saavedra d’Aboim Inglês, doados pelo neto, Pedro de Aboim Inglês Cid ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em 14 de maio de 2020.
Arrangement
Ordenação numérica das pastas.
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Inspecção Superior das Bibliotecas e dos Arquivos, cx. 357, proc. 95.

Portugal, Torre do Tombo, PIDE, Serviços Centrais, Registo Geral de Presos, liv. 91, registo n.º 18080.

Portugal, Torre do Tombo, Secretaria-Geral da Presidência do Conselho Oliveira Salazar/Marcelo Caetano, cx. 83, pasta 2/A-94, n.º 9

Portugal, Torre do Tombo, Tito de Morais, cx. 5, pt. 5, doc. 22.

Portugal, Torre do Tombo, Tito de Morais, cx. 5, pt. 6, doc. 50.

Portugal, Torre do Tombo, Tito de Morais, cx. 18, pt. 4, doc. 35.

Portugal, Torre do Tombo, Tito de Morais, cx. 20, pt. 3, doc. 74.
Notes
Biografia em “Para memória presente e futura”. [Em linha]. [Consult. 22 Jul. 2020]. Disponível em WWW:
onde é citada a obra ROSAS, Fernando; SIZIFREDO, Cristina - “A Perseguição aos Professores”. Tinta da China; 2013, p. 85, 86 e 87.

Acondicionamento realizado pelo Gabinete de Conservação e Restauro.
Creation date
21/07/2020 09:41:21
Last modification
20/01/2023 14:33:33