Receita e despesa geral do cofre dos depósitos da Alfândega de Vilar Torpim

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/ER/A-BO/007
Title type
Atribuído
Date range
1851-07-01 Date is certain to 1859-06-30 Date is certain
Dimension and support
4 liv.; papel
Custodial history
Estes livros tinham sido enviado para o Tribunal de Contas e que posteriormente se encontravam guardados na Alfândega de Lisboa, como consta na revista aduaneira Alfândega, n.º13/14, Janeiro/Julho 1989, p. 67 a p. 72, intitulados de "Códices Aduaneiros Portugueses do Século XIX Guardados na Alfândega de Lisboa". Em setembro de 2008 foram definitivamente transferidos para o Arquivo Nacional da Torre do Tombo. A quando do seu tratamento arquivístico optou-se por integrar junto dos anteriormente produzidos por esta alfândega e que já se encontravam neste Arquivo Nacional.
Scope and content
Estes livros, numerados e rubricados, são da responsabilidade do diretor das alfândegas do círculo de Almeida e, sob sua comissão, o subdiretor da Alfândega, como consta dos termos de abertura e encerramento.

Livros que serviram para neles ser feita o registo das entradas e saídas (Receita e despesa) do cofre dos depósitos desta alfândega. Assim, nas entradas são registados as datas (ano, mês e dia), procedência (saldo do mês anterior, produto de arrematações, produto dos impostos (direitos, 5% adicionais, 5% para notas, selos pelos bilhetes por entrada, impressão dos bilhetes, e etc.) e quantias. Já do lado das saídas temos as datas, a aplicação (saída dos produto das arrematações, custas de processos, vigésima parte do cofre dos emolumentos, metade do líquido aos apreensores, e para a fazenda, e saldo do que passa para o mês seguinte, e etc.), e quantias. Terminam estes mapas com as assinaturas do subdiretor e escrivão.
Creation date
07/10/2020 14:14:50
Last modification
03/03/2021 10:59:33