Available services

Bula "Apostolatus Ministerio meritis" do Papa Clemente XI pela qual deu comissão ao Vigário Geral do Arcebispado de Lisboa para erigir a Capela Real em Colegiada secular debaixo da invocação de São Tomé, isenta de toda a jurisdição ordinária, com clero, cabido, mesa capitular, e todas as mais insígnias pertencentes a colegiada, criando nela seis dignidades, dezoito cónegos, e doze beneficiados, além de outros clérigos amovíveis que o rei poderia nomear a seu arbítrio

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/BUL/0052/000005
Date range
1709-03-01 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Roma
Dimension and support
1 doc. (18 f.); perg.
Scope and content
Continuando o resumo da Bula: "mandando juntamente se lhe unissem as rendas das Igrejas de Santa Maria e São Salvador de Odemira, reservando-se somente em cada uma delas duzentas e sessenta e seis patacas para a côngrua de vigários delas, que seriam apresentados pelos reis de Portugal, como também as dignidades, cónegos, e beneficiados da dita nova Colegiada, que ficaria sendo do Padroado Real, e gozaria inteiramente de todos os privilégios, liberdades, graças, indulgências, e indultos que tinha enquanto Capela Real, e o Capelão Mor teria nelas toda a jurisdição; e que também assinasse as rendas, as dignidades, cónegos, e beneficiados, a importância das multas e o hábito de que deviam usar conforme os tempos na forma declarada na mesma Bula." Menciona D. Nuno da Cunha de Ataíde, Bispo de Targa, Conselheiro do Rei, Capelão-Mor. Apresenta selo (bula) "Clemens Papa XI" pendente por cordão entrançado. "Registrata in Camera Apostólica".
Physical location
Bulas, mç. 52, n.º 5
Original numbering
Armário 12 da Casa da Coroa
Language of the material
Latim, letra bulática
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.6, f. 26v-27.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 52, n.º 6. Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 52, n.º 7.
Publication notes
SOUSA, António Caetano de - Provas da História Genealógica da Casa Real Portuguesa [transcrição de documentos do ANTT no Livro 4 da História Genealógica da Casa Real Portuguesa]. Coimbra: Atlântida, 1946-1954. Tomo 5, parte 1, livro 7. p. 196. Exemplar existente no ANTT, Biblioteca, 929.52
Notes
Nota ao elemento de informação "Datas": No documento: "[...] Anno [...] millesimo septingentesimo nono, Kalendas de Martij pontificatus nostri Anno decimo."; no resumo escrito no verso do documento encontra-se "[...] a 1 de Março de 1709, aliás 1710".
Creation date
13/11/2020 14:48:17
Last modification
02/04/2024 16:11:10