Available services

Bula "Decet Romanorum Pontificem" do Papa Clemente XI pela qual confirmou, e mandou se executasse em todo e por todo, a Bula por que tinha concedido o erigir-se a Capela Real em Colegiada debaixo da invocação de São Tomé, criando-se nela seis dignidades, dezoito cónegos, e doze beneficiados, além das mais pessoas que fossem precisar para o aumento do culto divino

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/BUL/0052/06
Date range
1710-10-01 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Roma
Dimension and support
1 doc.; perg.
Scope and content
Continuando o resumo da Bula: "aplicando-lhe as rendas das Igrejas de Santa Maria e São Salvador de Odemira, reservadas duzentas e sessenta e seis patacas em cada uma para côngrua dos seus vigários, que seriam apresentados pelos reis de Portugal, como também as dignidades, cónegos, e beneficiados da dita nova Colegiada, que ficaria sendo do Padroado Real, e gozaria inteiramente de todos os privilégios, liberdades, graças, indulgências, e indultos que tinha enquanto Capela Real, e o Capelão Mor teria nela toda a jurisdição; novamente declarou, que somente as dignidades e cónegos teriam voto em cabido, e os Beneficiados não, nem o poderiam nunca pretender". Menciona D. Nuno da Cunha de Ataíde, Bispo de Targa, Conselheiro do Rei, Capelão-Mor. Apresenta selo (bula) "Clemens Papa XI" pendente por cordão bicolor. "Registrata in Camera Apostólica".
Physical location
Bulas, mç. 52, n.º 6
Original numbering
Armário 12 da Casa da Coroa
Language of the material
Latim, letra bulática
Physical characteristics and technical requirements
Em 2020, apresenta, por vezes, a tinta desvanecida.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.6, f. 27v.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 52, n.º 5. Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 52, n.º 7.
Creation date
13/11/2020 15:30:24
Last modification
18/11/2022 17:34:33