Available services

Cópia autêntica da Bula "Decet Romanorum Pontificem" do Papa Clemente XI pela qual confirmou, e mandou se executasse em todo e por todo, a Bula por que tinha concedido o erigir-se a Capela Real em Colegiada debaixo da invocação de São Tomé, criando-se nela seis dignidades, dezoito cónegos, e doze beneficiados, além das mais pessoas que fossem precisar para o aumento do culto divino

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/BUL/0052/000007
Date range
1710-10-04 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Roma
Dimension and support
2 doc.; papel
Scope and content
Continuando o resumo da Bula: "aplicando-lhe as rendas das Igrejas de Santa Maria e São Salvador de Odemira, reservadas duzentas e sessenta e seis patacas em cada uma para côngrua dos seus vigários, que seriam apresentados pelos reis de Portugal, como também as dignidades, cónegos, e beneficiados da dita nova Colegiada, que ficaria sendo do Padroado Real, e gozaria inteiramente de todos os privilégios, graças, indulgências, e indultos que tinha enquanto Capela Real, e o Capelão Mor teria nela toda a jurisdição; novamente declarou, que somente as dignidades e cónegos teriam voto em cabido, e os Beneficiados não, nem o poderiam nunca pretender". Menciona D. Nuno da Cunha de Ataíde, Bispo de Targa, Conselheiro do Rei, Capelão-Mor. Texto inserto em duplo filete dourado. Apresenta selo de chapa prendendo os fios de cosedura dos fólios. "À qual está junta uma cópia da mesma Bula."
Physical location
Bulas, mç. 52, n.º 7
Original numbering
Armário 12 da Casa da Coroa
Language of the material
Latim
Physical characteristics and technical requirements
Em 2020, apresenta os últimos fólios com acidez, alguns rasgados, o último com perda de suporte.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.6, f. 28.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 52, n.º 5. Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 52, n.º 6.
Creation date
13/11/2020 15:56:00
Last modification
02/04/2024 16:11:10