Available services

Bula "Sollicitudo et vigilantia Romani Pontificis" do Papa Clemente XIII pela qual aprovou, ratificou, e confirmou o contrato da troca e subrogação celebrado entre os procuradores da Coroa, Casa de Bragança, e Ordens Militares, por que o rei D. José I, como governador e perpétuo administrador delas deu "in perpetuum" ao Estado de Bragança, os frutos e rendas da Comenda de Mértola da Ordem de Santiago em lugar da Comenda de São Miguel de Tresmires, chamada vulgarmente das Três Minas, que o rei D. João V tinha dado e assinado à dita Casa em satisfação, e recompensa dos benefícios simples, ou capelanias, que a instância do dito senhor se suprimiram

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/BUL/0053/000038
Date range
1759-12-07 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Roma
Dimension and support
1 doc.; perg.
Custodial history
No instrumento de descrição L6, a fólios 35 está registado: "Breves, e Bulas do Papa Clemente XIII que principiaram a aparecer em 30 de Dezembro de 1761 depois de formada esta Colecção".
Scope and content
Continua o resumo do documento: e das quotas partes de quarenta e duas igrejas paroquiais, seis dignidades, e treze canonicatos do padroado da dita Casa, que se dividiram e separaram delas: e depois se uniram, anexaram, e apropriaram à Santa Igreja Patriarcal, e seus ministros por Bulas dos Papas Clemente XI, Inocêncio XIII, Clemente XII, e Bento XIV; o que tudo o Papa confirmou pela presente e uniu, anexou, e apropriou para sempre a dita Comenda de Mértola ao Estado de Bragança, ficando a outra de São Miguel livre, sem embargo de quaisquer ordenações, decretos, constituições, e estatutos em contrário. O selo de chapa prende o cordão vermelho da cosedura dos fólios. Corte dourado.
Physical location
Bulas, mç. 53, n.º 37
Original numbering
Armário 12 da Casa da Coroa
Language of the material
Latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Segunda Parte da Colecção e inventário de todas as bulas, breves e transumptos pontifícios que mais entraram neste Real Arquivo da Torre do Tombo até ao fim de Setembro do ano de 1753 e juntamente uma concordância alfabética pertencente assim à primeira parte da Colecção [...] como a esta segunda [...]". Manuscrito. 1753. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.6, f. 35.
Notes
Sobre Monsenhor Firrao, Núncio extraordinário veja-se a obra de FARIA, Ana Leal de - "Arquitectos da Paz: a Diplomacia Portuguesa de 1640 a 1815: com atlas, biografias e roteiro de fontes". 1.ª ed. Lisboa: Tribuna, 2008. p. 223.
Creation date
18/11/2020 13:45:31
Last modification
02/04/2024 16:12:14