Available services

Transunto com o teor de nove Bulas do Papa Pio VII relativas à nomeação de D. Frei Custódio de Santa Ana para Bispo de São Tomé

Description level
File File
Reference code
PT/TT/BUL/0058/07
Date range
1805-06-26 Date is certain to 1805-07-06 Date is certain
Dimension and support
1 doc. (13 doc.); perg., papel
Custodial history
Por Portaria do Visconde de Santarém, Guarda-Mor do Arquivo Real da Torre do Tombo, de 24 de Janeiro de 1825, "O Oficial Maior [Francisco Nunes Franklin do mesmo Arquivo] classifique na continuação do Corpo das Bulas que existem no mesmo Real Arquivo as Bulas, Breves, e Transuntos que na conformidade da reclamação que fiz em Ofício de 16 de Novembro do mesmo ano próximo passado, me foram remetidas como Aviso expedido pela Secretaria d´Estado dos Negócios da Justiça, e Eclesiásticos em data de 17 do corrente que constam da Relação que acompanhou os sobreditos documentos para se recolherem a este Real Arquivo de cuja entrega o mesmo Oficial Maior me dará conta oficialmente para constar de futuro onde convier. E esta Portaria se registará no Livro competente." Resumo e notícia de aquisição por Francisco Nunes Franklin: "O Aviso de remessa se guardou no maço 12 de Ordens, n.º 19. Franklin".
Scope and content
Juntos se acham oito Breves e dois impressos das graças e poderes que os Papas costumam conceder aos Bispos, um transunto do Breve de dispensa do Quarto Voto por ser Eremita Descalço de Santo Agostinho e a conta da despesa. Os Breves apresentam selos de chapa no verso com excepção de um que tem vestígios de selo. No transunto o selo de chapa prende os cordões encarnados da cosedura dos fólios. Corte dourado.
Physical location
Bulas, mç. 58, n.º 7
Language of the material
Latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Avisos e Ordens, mç. 12, n.º 19. Portugal, Torre do Tombo, Avisos e Ordens, mç. 12, n.º 20. Arquivo do Arquivo, Livros de Registo, liv. 40, f. 113v.
Creation date
02/12/2020 15:20:54
Last modification
03/12/2020 10:38:49