Available services

Transunto com o teor de nove Bulas do Papa Pio VII relativas à nomeação de D. Frei Joaquim de Ataíde para Bispo de Elvas

Description level
File File
Reference code
PT/TT/BUL/0058/18
Date range
1820-05-29 Date is certain to 1820-06-10 Date is certain
Dimension and support
1 doc. (13 doc.); perg., papel
Custodial history
Por Portaria do Visconde de Santarém, Guarda-Mor do Arquivo Real da Torre do Tombo, de 24 de Janeiro de 1825, "O Oficial Maior [Francisco Nunes Franklin do mesmo Arquivo] classifique na continuação do Corpo das Bulas que existem no mesmo Real Arquivo as Bulas, Breves, e Transuntos que na conformidade da reclamação que fiz em Ofício de 16 de Novembro do mesmo ano próximo passado, me foram remetidas como Aviso expedido pela Secretaria d´Estado dos Negócios da Justiça, e Eclesiásticos em data de 17 do corrente que constam da Relação que acompanhou os sobreditos documentos para se recolherem a este Real Arquivo de cuja entrega o mesmo Oficial Maior me dará conta oficialmente para constar de futuro onde convier. E esta Portaria se registará no Livro competente." Resumo e notícia de aquisição por Francisco Nunes Franklin: "O Aviso de remessa se guardou no maço 12 de Ordens, n.º 19. Franklin".
Scope and content
Juntos se acham oito Breves com selo de chapa no verso, e um impresso das graças e poderes que os Papas costumam conceder aos Bispos, e bem assim a forma do juramento do dito Bispo relativa à obediência à Santa Sé, e outra do juramento da Profissão da Fé, bem como a despesa. Apresentam selos de chapa, um deles prende os cordões encarnados da cosedura dos fólios. Corte dourado.
Physical location
Bulas, mç. 58, n.º 18
Language of the material
Latim
Physical characteristics and technical requirements
Em 2020 os documentos apresentam galerias que também afectam o selo de chapa.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Avisos e Ordens, mç. 12, n.º 19. Portugal, Torre do Tombo, Avisos e Ordens, mç. 12, n.º 20. Arquivo do Arquivo, Livros de Registo, liv. 40, f. 113v.
Creation date
03/12/2020 09:46:32
Last modification
03/12/2020 10:38:50