Available services

“[O] Rei D. João o primeiro, Bula per que foi habilitado e dispensado que sendo o Mestre d’ Avis e adulterino que possa ser Rei e casar e que os filhos ante nascidos e depois fossem legítimos, e como foi publicado em esta cidade de Lisboa, na Sé dela”

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/LN/0038/000008
Title type
Formal
Descriptive dates
[15--]
Dimension and support
1 doc.; perg.
Scope and content
Público instrumento datado de 9 de julho de 1391, na Igreja Catedral de Lisboa, feito a pedido de D. Lourenço Joanes Fogaça, Chanceler do Rei o qual apresentou umas Letras apostólicas do Papa Bonifácio IX, mencionando o Papa Urbano VI, seu predecessor, escritas em pergaminho, a João Rodrigues, tabelião público na cidade de Lisboa, a quem fez ler, publicar em alta voz, e transcrever em pública forma. Testemunhas presentes, D. João, Bispo de Lisboa, D. Rodrigo, Martim Afonso Valente, Afonso Estêvão “militibus”, o pregador D. Frei Rodrigo “in sacra pagina Magistro”, Pedro Domingues mestre de Gramática no Estudo Geral da cidade de Lisboa, Cristóvão Joanes, bacharel em Direito Canónico, entre outros. Bula datada de 28 de Janeiro, segundo ano do pontificado. Do inventário se tira o ano de 1391.
Physical location
Leitura Nova, liv. 38 (livro 1.º de Reis) f. 8 a f. 9v.

Original numbering
Livro 1 de Reis, f. 8.
Language of the material
Latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 29v.
Location of originals
Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 26, n.º 15.
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 1018
Notes
Nota ao elemento de informação "Código de referência": os dois últimos dígitos do código de referência referem-se ao número de registos do fólio. Nota ao elemento de informação "Âmbito e conteúdo": Bula datada de 5 kalendas de Fevereiro, ano segundo do pontificado.
Creation date
17/02/2021 18:14:46
Last modification
18/02/2021 12:46:22