Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Bula "Quod solite" do Papa Honório III em que admoesta ao Rei de Portugal D. Afonso II se abstenha das perseguições que fazia à Igreja e obedecesse às censuras que contra ele tinha promulgado o Arcebispo de Braga e quando assim o não fizesse, mandava aos bispos de Palência, de Astorga e de Tui que, com privação de seus ofícios fizessem publicar o dito interdito por todo o reino de Portugal

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/BUL/0027/02
Date range
1220-12-22 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
São João de Latrão
Dimension and support
1 doc.; perg.
Custodial history
No verso lê-se: "Esta é a que está em linguagem no rol das bula e é a primeira".

"L[ança]da. Memória".

Perda de suporte no lugar do selo que foi tirado.
Scope and content
Menciona "Johanis G. Menendi" chanceler.

De outro resumo escrita também no verso se tira:"Como o Papa houve por boas as excomunhões postas pelo Arcebispo de Braga na pessoa do Rei e assim nas terras do Reino que eram da sua metrópole e manda que todo o Reino seja interdito e excomungado por o dito Rei tomar e destruir os bens do dito Arcebispo e das suas Igrejas.
Physical location
Bulas, mç. 27, n.º 2
Original numbering
Armário 12 da Casa da Coroa
Language of the material
Latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Notes
O contexto da presente Bula pode ser lido no artigo publicado por VILAR, Hermínia Vasconcelos - As Inquirições no contexto do reinado de Afonso II. "Inquirir na Idade Média: Espaços, protagonistas e poderes (séculos XII-XIV):Tributo a Luís Krus". IEM; 2015. Inquirir_na_Idade_M_dia.pdf. p. 91 a 93. [Em linha]. [Consult. 11 Nov. 2022]. Disponível em WWW:
Creation date
11/03/2021 11:12:16
Last modification
15/11/2022 17:01:58