Available services

“A Rainha D. Isabel e [o] rei D. João de Castela contrato de seu casamento”

Description level
File File
Reference code
PT/TT/LN/0038/00052
Title type
Formal
Descriptive dates
[15--]
Dimension and support
1 doc.; perg.
Custodial history
Segundo a obra "Monumenta Henricina" a bula apresenta erros de cópia.
Scope and content
Registo da Carta do rei D. Afonso V fazendo saber o acordo, por conselho do príncipe infante D. Pedro, duque de Coimbra, curador do rei e do reino, em ser feito, firmado e celebrado o matrimónio entre o príncipe D. João, rei de Castela e de Leão, pelo embaixador e procurador suficiente, Garcia Sanches de Valladolid, e a infante D. Isabel filha do infante D. João de Portugal, já falecido e neta, por autoridade e consentimento expresso, de D. Afonso, duque de Bragança e conde de Barcelos, e de D. Isabel, mãe da princesa. Inclui a Carta de D. João rei de Castela e de Leão, datada de Ávila, 2 de Abril de 1446, relativa ao contrato de casamento, mencionando o pedido dirigido ao Papa Eugénio IV, de dispensa de consanguinidade no seu casamento com a infanta D. Isabel, o que foi dado e outorgado pela Letra inclusa “Precelsa dignitatis” datada de Roma, 5 de Novembro de 1445 (f. 53v, 1.ª col.) concedendo-lhes dispensa do impedimento de terceiro grau de consanguinidade. Inclui também as cláusulas e capítulos do contrato, a carta de D. Afonso V, relativa ao dote e à quitação destinada ao rei de Castela dos 45 mil florins de ouro de Aragão, entregue à rainha D. Isabel, em prazo estabelecido no contrato de casamento. Carta selada com selo de chumbo, assinada pelo infante D. Pedro, datada de Évora, nos paços da praça “em que pousamos”, a 27 de Outubro de 1446, na presença de Lopo Afonso, Escrivão da Puridade e notário geral na corte e reino e das demais testemunhas mencionadas.
Physical location
Leitura Nova, liv. 38 (livro 1.º de Reis) f. 52 a f. 59.

Original numbering
Livro 1 de Reis, f. 52.
Language of the material
Português, Latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 1018
Related material
Original da Bula de Eugénio IV: Itália, Archivio Segreto Vaticano, Regestum Vaticanum, vol. 377, f. 264v.
Publication notes
COMISSÃO EXECUTIVA DAS COMEMORAÇÕES DO V CENTENÁRIO DA MORTE DO INFANTE D. HENRIQUE - Monumenta Henricina. vol. 9: 1445-1448. Coimbra: Comissão Executiva das Comemorações do V Centenário da Morte do Infante D. Henrique; 1968. P. 89-90. [Em linha]. [Consult. 16 Mar. 2021]. Disponível em WWW:
Notes
Nota ao elemento de informação "Código de referência": o último segmento do código de referência refere-se ao número do fólio. Nota ao elemento de informação "Âmbito e conteúdo": Bula datada de “nonas de Novembro de 1405 (sic)” 15.º ano do pontificado.
Creation date
16/03/2021 14:37:17
Last modification
17/03/2021 09:11:42