Available services

"Antigos bolieiros lisbonenses"

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/JCS/B/0011/000033
Title type
Formal
Descriptive dates
[ant. 1919]
Dimension and support
1 doc., desenho, impresso (109 x 130 mm); papel
Scope and content
Recorte de publicação com imagem de dois homens, um de frente e outro de lado.

Subscrição:

Legenda com título

Autor: não identificado

Impressão: não mencionada

No verso lê-se: "[...] O que digo, e repito, é que apesar dos defeitos, inerentes ao modo de vida, me fazem muito dó os cocheiros de praça, como m'o faziam os bolieiros; quasi tanto como os seus míseros cavalinhos, tão serviçais, tão laboriosos, tão resignados! Esses entes, bípedes e quadrúpedes, que vivem para nós, que nos levam aos bailes, que nos guardam da chuva, que esperam à porta dos teatros, que estacionam nas avenidas, são a tradução visível da miséria parasita.

Com uma diferença: os automedontes são gente; têm por si as posturas, os códigos, o jornal, a polícia; mas para os que puxam... nada existe no mundo, senão palavrões, maus modos, e azorrague.

Como se esses pobres animais não tivessem coração! Não tivessem nervos! Não tivessem brios! Não tivessem direito ao descanso, e não merecessem as regalias inerentes à sua própria desventura!

[...]".
Physical location
Júlio de Castilho, pt. 11, n.º 33
Language of the material
Português
Notes
Texto sob título semelhante em "Fundação Mário Soares. ALMEIDA, Fialho de; MACHADO, Júlio César; CHAGAS, Manuel Pinheiro; ORTIGÃO, Ramalho; DA CUNHA, Xavier - Álbum de Costumes Portugueses. Arquivo e Biblioteca, 010535 . 25 — Xavier da Cunha — O Boleeiro Lisboeta. Litografias: Manuel de Macedo — Boleeiro no principio do século (Lisboa), 1884, LG." [Em linha]. [Consult. 17 Jun. 2021]. Disponível em WWW:

"Álbum de costumes portuguezes [Visual gráfico]: cincoenta chromos copias de aguarellas originaes / de Alfredo Roque Gameiro, Columbano Bordallo Pinheiro, Condeixa, Malhôa, Manuel de Macedo, Raphael Bordallo Pinheiro e outros ; com artigos descriptivos de Fialho d'Almeida, Julio Cesar Machado, Manuel Pinheiro Chagas, Ramalho Ortigão e Xavier da Cunha. Lisboa ; Rua da Atalaya, 40 a 52 : David Corazzi, imp. 1888 (Lisboa; 40, Rua da Atalaya, 52: -- Typographia Horas Romanticas). Álbum constituído por cromolitografias emparelhadas com um texto alusivo a cada figuração." [Em linha]. [Consult. 17 Jun. 2021]. Disponível em WWW:

Documento acondicionado com mais seis em passe-partout, e em capilha de cartolina cinzenta. Correspondem aos números 30, 66, 68, 60, 38, 62 e 33.
Creation date
09/06/2021 16:11:21
Last modification
10/02/2022 08:30:12