Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Tombo dos bens de Vale de Azares, de Vide-de-Entre-as-Vinhas, termo de Celorico, e de Condeixa, pertencentes ao Mosteiro de São Marcos, de Coimbra

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MSMCM/L009
Title type
Formal
Descriptive dates
[post. 1489]
Dimension and support
1 liv. (20 f.); perg.
Custodial history
Em 1997, este livro encontrava-se no fundo do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, e descrito no Idd L291, com a cota Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, mç. 5 de livros, n.º 4. Em 10 de Outubro desse ano, passou a integrar o fundo do Mosteiro de São Marcos de Coimbra, onde tinha a cota original abaixo mencionada. Corresponde-lhe a cota actual: Ordem de São Jerónimo, Mosteiro de São Marcos de Coimbra, liv. 9.
Scope and content
Inquirição tirada junto dos moradores das terras por frei João Tates, prior do mosteiro de São Marcos e por Gonçalo Fernandes de Sequeira, escudeiro e escrivão, morador na Guarda, com carta de excomunhão passada por João Esteves Bernardo, cónego da Sé e ouvidor geral do bispado da Guarda, dada em 13 de Julho de 1489. No início do tombo está tresladado o testamento de Diogo Soares, e de sua mulher, D. Beatriz, pelo qual fazem doação dos seus bens ao mosteiro de Santa Maria da Piedade, que mandaram fazer na sua terra de Senhorim, havida por escambo com o Rei, cujo original foi escrito pelo mestre escola de Viseu, em Lisboa a 8 de Fevereiro de 1472. No fólio 2 está registado «Tombo antigo de Val d'Azares (...)»; na encadernação é dito que «não he autentico porque não he feito por escrivão público», e tem a cota do cartório do mosteiro de São Marcos «Almº de Santar, saco Diogo Soares, Mº 2». Inclui documento mencionando a capela de Fernão Teles.
Physical location
Ordem de São Jerónimo, Mosteiro de São Marcos de Coimbra, liv. 9
Original numbering
São Marcos, Plúteo 1.º, liv. 1
Previous location
Cónegos Regulares de Santo Agostinho, Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, mç. 5 de livros, n.º 4
Language of the material
Português
Other finding aid
ESTEVENS, Manuel Santos - "Index [...]", ID L 508, p. 17; sobre a cota antiga deste mosteiro vt. p. XII.
Creation date
02/07/2021 10:16:40
Last modification
20/07/2021 11:00:11