Available services

Documentos relativos à doação de azulejos provenientes de sua propriedade, ao Museu Nacional do Azulejo, por António de Mendonça Barata Correia, e seus irmãos, o Eng.º Joaquim de Mendonça Barata Correia e o Dr. Eduardo de Mendonça Barata Correia

Description level
File File
Reference code
PT/TT/QP/00045
Date range
2005-08-31 Date is certain to 2007-03-27 Date is certain
Dimension and support
1 doc. (5 doc.); papel
Scope and content
Inclui os seguintes documentos:

1- Carta dirigida ao diretor do Museu Nacional do Azulejo, Dr. Paulo Henriques, doando os azulejos provenientes de sua propriedade, por António de Mendonça Barata Correia, em seu nome e em nome de seus irmãos, Eng.º Joaquim de Mendonça Barata Correia e o Dr. Eduardo de Mendonça Barata Correia. Inclui a a descrição e solicita que a oferta fique em nome de sua mãe, D. Maria Augusta de Mendonça David Correia. Lisboa, 31 Agosto de 2005 (doc. 45.1).

2- Carta dirigida ao diretor do Museu Nacional do Azulejo, Dr. Paulo Henriques, doando os azulejos provenientes de sua propriedade, por António de Mendonça Barata Correia, em seu nome e em nome de seus irmãos, o Eng.º Joaquim de Mendonça Barata Correia e o Dr. Eduardo de Mendonça Barata Correia. Inclui a a descrição e solicita que a oferta fique em nome de sua tia, D. Maria Eugénia de Mendonça David. Lisboa, 31 Agosto [de 2005]. Tem anexa a reprodução de um painel de azulejos (doc. 45.2).

3- Ofício do diretor do Museu Nacional do Azulejo, Dr. Paulo Henriques, dirigido a António Correia, agradecendo a oferta dos azulejos, informando ter solicitado a devida autorização superior de aceitação das peças para o Património do Estado informando sobre o número de inventário provisório atribuído. Confirma que em caso de exposição as peças serão associadas ao nome da doadora e em memória da senhora D. Maria Eugénia de Mendonça David. Lisboa, 30 Junho de 2006. Inclui a descrição das peças doadas [16--/19--]. Tem anexas cinco folhas com as respetivas imagens (doc. 45.3).

4- Ofício do diretor do Museu Nacional do Azulejo, Dr. Paulo Henriques, dirigido a António Correia e Irmãos, enviando, anexa, a Declaração de Mecenato das espécies doadas ao Museu. Lisboa, 15 de Março de 2007 (doc. 45.4).
Physical location
Quinta das Praias, n.º 45 (1 a 4)
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Creation date
28/12/2021 11:16:45
Last modification
29/12/2022 15:41:25