Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Livro 3 das Capelas da Coroa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/FC/007/00003
Descriptive dates
[163-]
Dimension and support
1 liv. (47 doc., 390 f.); papel
Biography or history
Tombo mandado fazer por Provisão de D. Filipe II de Portugal, em virtude da informação que tinha de que as capelas de sua provisão andavam usurpadas por terceiros, de que trata o livro feito por Diogo de Castilho Coutinho, Guarda Mor da Torre do Tombo. Querendo o Rei dar ordem de forma a poder cobrar em favor das pessoas que ao presente as possuíam, houve por bem e mandou que na cidade de Lisboa se fizesse tombo das capelas contidas no livro citado, como no que antes dele havia, oferecido por João de Mendonça, cometendo tal trabalho ao Dr. Tomé Pinheiro da Veiga e aos adjuntos que o regedor nomeasse. A tarefa incluía o tombo de todos os bens das capelas com declaração de que as pessoas que as possuíam sem título, o Rei faria mercê delas em suas vidas, devendo manifestá-las e apresentar-se dentro de dois meses, se vivessem em Lisboa, ou dentro de quatro meses se vivessem fora, pelos lugares do Reino, estando presentes ao tombo diante do juiz dos tombos. Nas capelas que estivessem já julgadas e que pertencessem à Coroa, executar-se-iam as sentenças. O desembargador Tomé Pinheiro da Veiga daria conta do que em tudo se fizesse. Dada em Lisboa, a 4 de Outubro de 1619. Escrita por João Pereira de Castelo Branco (Capelas da Coroa, Livro 3, f. 163).

"E se farão três de um teor, um para andar na ordenança da capela, outro para a Torre do Tombo, outro para o livro das capelas da Coroa que há-de ir à provedoria".
Custodial history
Em 2022, janeiro, foram descritos os livros 1 a 7, a partir das informações disponíveis no ID L 11, "Índice Geográfico e Nominal das Capelas da Coroa que tem Tombos no Real Arquivo. Em 1813".
Scope and content
Apresenta Índice dos tombos das capelas com indicação do nome do instituidor e do nome da vila, da invocação do mosteiro, igreja, convento onde tenha sido instituída. Indica ainda o hospital de Cantanhede, a capela, hospital e albergaria do Espírito Santo da vila de Benavente, a capela, hospital e albergaria de Sernache, a Ilha da Madeira. O índice diz respeito a 37 registos.

Cada título de registo refere também o nome do administrador. Inclui o traslado de diversos documentos. No final Tomé Pinheiro da Veiga e, ou Pedro Lamirante, assinam um termo de concordância ou de concerto com o original, mencionando a entrega deste ao seu possuidor e a data em que foi feito.

Encadernação em pastas de cartão cobertas de brim, quatro pregos ou brochos e umbílico (o quinto, ao meio). Atacas em pergaminho. Corte vermelho.
Physical location
Capelas da Coroa, liv. 3
Original numbering
Armário 3.º da Nova Casa da Coroa
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Instrumentos de Descrição, Índice geográfico e nominal das Capelas da Coroa que têm tombos no Real Arquivo, L 11

Instrumentos de Descrição, Instituição de Morgados e Capelas, F 45
Creation date
07/01/2022 16:09:32
Last modification
27/04/2022 08:51:54