Available services

"O estádio do Sport Lisboa e Benfica, situado na Luz, próximo de Carnide"

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/EPJS/SF/001-001/0116/1673AF
Title type
Formal
Descriptive dates
[1954]
Dimension and support
1 doc. fotográfico (negativo, película, p/b, 6x6 cm)
Scope and content
"Afastado, em obediência a planos de urbanização, sucessivamente dos seus campos de Sete Rios, Amoreiras e Campo Grande, o mais eclético e popular clube desportivo português viu agora, precisamente na altura das comemorações das bodas de ouro (1904/1954), consumado o anseio de longos anos; ter um campo digno do seu valor e da sua projecção.

A importante obra ergueu-se. Ligada a ela ficará o nome de Joaquim Ferreira Bogalho, presidente da direcção do clube, o seu principal impulsionador. A construção, feita no tempo 'recorde' de onze meses, importou em mais de 10 mil contos. Esta avultada quantia foi conseguida através de várias iniciativas lançadas por sócios e por membros de uma comissão central encarregada dos problemas inerentes à construção do estádio. De uma prometida comparticipação de 3 mil contos, o Estádio tinha dado, à data da inauguração (1º dezembro), cerca de 1.800.

O estádio tem a lotação oficial de 36.000 lugares, cada um dos quais ficou pelo preço médio, aproximado, de 296$00. A ficha técnica da obra é a seguinte:

Arquitectos: João Simões, antigo atleta do clube, coadjuvado por Carlos Ramos;

Engenheiros: José Maria Seguro (adepto de Sporting, o grande rival do Benfica) e Mário Gaspar;

Construtor: Joaquim Bouça;

Encarregado-geral: Joaquim Silva;

A terraplanagem, drenagem e empreitada geral foi confiada a Organizações Alves Ribeiro, cujo gerente - Fernando Alves Ribeiro - é um dos primeiros sócios do Benfica. A direcção daqueles trabalhos esteve a cargo do engenheiro Ventura Rego, também adepto do Sporting.

Todos os operários, sem excepção, que intervieram na construção ofereceram, diáriamente, uma hora de trabalho."





Autor: não mencionado
Physical location
Empresa Pública Jornal O Século, Álbuns Gerais n.º 116, doc. 1673AF
Language of the material
Português
Related material
Relação completiva: Portugal, Torre do Tombo, Empresa Pública Jornal O Século, Álbuns Gerais n.º 116; no álbum, os documentos 1673AF, 1678AF; 1679AF e 1680AF apresentam-se em montagem, permitindo uma ampla perspectiva do Estádio do Benfica.
Notes
Nota ao elemento de informação "Título": O título é comum a quatro documentos fotográficos no álbum.
Creation date
18/02/2022 14:45:49
Last modification
18/04/2022 11:37:01
Record not reviewed.