Available services

Bairros de Moradias Económicas para a Classe Média nos Olivais

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/LB/C/001/0111/000027
Title type
Controlado
Date range
1943 Date is certain to 1943 Date is certain
Dimension and support
1 doc. (6 f.); papel
Scope and content
Inclui documento elaborado por Luís Benavente e Paulino Montês (1897-1988), datado de agosto de 1943, em que são apresentados um conjunto de considerações relativamente à orientação seguida no estudo dos bairros de casas económicas (de notar que a norte deste bairro estava em curso a construção do bairro da Encarnação, estudado pelo segundo arquiteto).

O documento divide-se em cinco pontos. No primeiro ponto menciona-se que a área está limitada pela malha urbana fornecida pela Câmara Municipal de Lisboa, a qual foi aceite por se adaptar à topografia do terreno, sem prejuízo do estudo. No segundo ponto, são descritas as caraterísticas gerais, que apesar de se situar perto do limite do concelho e de se tratarem de moradias económicas (com certa categoria), a conceção do bairro deveria seguir as orientações das cidades-jardins. No terceiro ponto é sugerida a sua divisão em 4 zonas: A, B, C e D. As zonas A e B deviam localizar-se no centro da malha, apresentando caraterísticas distintas de composição, ao passo que a zona C, por se situar mais próxima da zona industrial, devia receber as moradias do tipo mais económico e a zona D, situando-se na proximidade da povoação dos Olivais, propunha-se uma transição das novas construções com as que viessem a ser conservadas. No quarto ponto são referidos os edifícios coletivos propostos e espaços verdes a serem distribuídos pelas quatro zonas. Por último, no quinto ponto é mencionada a divisão do estudo pelos dois autores, estando as zonas A e B a cargo de Luís Benavente e as zonas B e C de Paulino Montês.
Conditions governing use
Sujeitas ao estado de conservação dos documentos
Physical location
Luís Benavente, cx. 17, pt. 111, n.º 27
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente
Creation date
07/04/2022 09:41:34
Last modification
08/06/2022 11:10:30