Available services

Aula da Esfera do Colégio de Santo Antão e outros manuscritos

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/MSLIV/2787
Title type
Atribuído
Descriptive dates
[15--]-[16--]
Dimension and support
1 liv. (166 f.); 315 mm.; papel
Custodial history
Encadernação inteira de pele, moderna, não assinada, mas atribuível à oficina de Império Graça. Nela se pode ler: "Aula da Esfera. Colégio de Santo Antão. Lisboa".

Em 2020, foi integrado na colecção Manuscritos da Livraria.
Acquisition information
Em 2019, outubro, este documento foi adquirido por compra a Eclética, Leilões de Livros - Leilão 244 - Biblioteca Particular, parte VIII, lote 91, de acordo com a Informação GSP I-2019-004318, de 2019-10-23
Scope and content
Códice contendo um conjunto de textos de várias mãos relativos a aulas de geografia, esfera e arquitectura militar, alguns deles ligados às aulas dos cursos do Colégio Jesuíta de Santo Antão. Estão agrupados neste códice um conjunto de oito textos manuscritos de temas técnico-científicos, sete deles em língua portuguesa e um em língua espanhola. A sua proveniência de aulas de matemática em colégios jesuítas é muito plausível, mas nem sempre é possível estabelecer essa origem com toda a certeza. É possível, no entanto, atribuir com um certo grau de segurança a origem à “Aula da Esfera” do Colégio de Santo Antão em Lisboa.
Physical location
Manuscritos da Livraria, n.º 2787
Language of the material
Português, espanhol
Creation date
13/04/2022 12:40:57
Last modification
25/07/2022 10:27:20