Available services

Entradas e saídas dos dinheiros públicos do cofre geral da comarca de Vila Real

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CCVR/001/0001
Title type
Formal
Date range
1820-04-22 Date is certain to 1826-10-25 Date is certain
Dimension and support
1 liv. (198 f.); papel
Custodial history
Este livro encontrava-se junto dos livros identificados como Real Erário, também designado de núcleo extraído do Conselho da Fazenda. Em Outubro de 2022 foi cotado e descritos por Joaquim Abílio Ferreira Machado (ANTT).
Scope and content
Capa: 1820; Livro para receita e despesa; (1.º); L.º 3.º N. 670.

Lombada: Real Erário, 14.

Termos de abertura e encerramento, bem como rubricas, da responsabilidade de João António Ferreira de Moura, corregedor da Comarca de Vila Real.

No f. 1v encontra-se o auto de abertura e regulação do cofre geral em conformidade com a portaria do Erário Régio de 29 de Fevereiro de 1820. No f. 2 encontra-se a certidão da nomeação do tesoureiro geral deste cofre. Ambos os documentos encontram-se assinados pelos seus intervenientes.

Corregedor: João António Ferreira de Moura.

Tesoureiro geral do Cofre da Comarca de Vila Real: Brás Gonçalves Pereira.

Procurador da Fazenda Real: João Batista Pereira Coelho Monteiro.

Escrivão da Fazenda Real: João Batista de Araújo.

Escrivão ajudante do cofre geral: José Rodrigues Gaspar.

As saídas são na sua maioria referentes às entregas feitas: ao condutor da pagadoria de Chaves, Francisco Borges Delgado; ao encarregado do Depósito de Vila Real, José Vitorino Guedes Vás; ao administrador do correio de Vila Real, Francisco Inácio Pereira Rubião, ao condutor do departamento de Trás-os-Montes, António José Pinto; ao oficial da tesouraria geral das tropas, José António de Andrade; ao fiel do exército, José Luís de Medeiros Velho.

As entradas temos as remessas feitas pelo corregedor desta comarca e pelos juízes de fora da Vila de Alijó e vila de Santa Marta.

Relativamente ao ano morto, pelos benefícios eclesiásticos temos os benefícios de Santa Marta de Borbela e de Santa Maria de Adoufe.

Contém um registo sobre o quinto ordinário de 1825, referente à capela de Santa Maria do Rosário de Constantim de que era donatário José Vitorino Holbech, por não se saber os bens e os foros desta capela por não haver tombo.
Physical location
Erário Régio, Corregedoria da Comarca de Vila Real, liv. 1
Original numbering
N.º 1
Previous location
Real Erário, n.º 14
Language of the material
Português
Type of container
Outro
Creation date
04/10/2022 17:04:14
Last modification
26/03/2024 11:46:46