Available services

Atestados de bom comando e arranjo e disciplina do regimento, de boa conduta e serviços prestados pelo Conde de Oyenhausen João Augusto Frederico de Almeida, como tenente da primeira companhia e como capitão comandante dos Destacamentos Diamantinos do distrito de Tejuco, com destaque para a escolta que expediu ao Arraial da Conceição de Mato Grosso, com prisão do extraviador José Pereira da Silva e confisco de diamantes e Recibo de quantia adiantada ao regimento

Description level
File File
Reference code
PT/TT/CFTR-ALM/027/0027.4
Date range
1809-01-28 Date is certain to 1813-09-13 Date is certain
Descriptive dates
Tejuco, Vila Rica, São Paulo
Dimension and support
11 doc.; papel
Custodial history
Em 2022, no âmbito do tratamento arquivístico prosseguido no fundo Casa Fronteira e Alorna, verificou-se não estar descrito o presente documento. Como a descrição segue o Inventário, foi-lhe dada a cota sequencial ao último atribuído a D. João Augusto Frederico. O documento recebeu o n.º 27.4.
Scope and content
Atestados de bom comando e arranjo do seu regimento, de disciplina no trânsito feito pelas vilas da capitania de São Paulo, de boa conduta e serviços prestados pelo Conde de Oyenhausen João Augusto Frederico de Almeida, tenente da primeira companhia sob o comando de várias pessoas, em particular como capitão comandante dos Destacamentos Diamantinos do distrito de Tejuco, da escolta que expediu e foi comandada pelo furriel Raimundo Sanches de Moura, no Arraial da Conceição de Mato Grosso, que prendeu o extraviador José Pereira da Silva e apreendeu os diamantes entre os quais uma pedra de nove quilates, recolhidos ao Cofre da Administração, pelo desembargador Intendente Geral das Minas e Diamantes, presidente da Junta de Extracção Diamantina, datada de Tijuco, 6 de Setembro de 1809.

Na qualidade de capitão do regimento de Cavalaria de Linha da Capitania de Minas Gerais, requereu certidão da parte que deu ao Governo do confisco de diamantes ao supracitado extraviador, datada de Vila Rica, 16 e 21 de novembro, 12 e 14 de Dezembro de 1810.

Instruções em que marchou pela estrada de São Paulo, a embarcar no porto de Santos para as fronteiras do Sul, comandando o 1.ª Esquadrão de Cavalaria de Linha que marchou para o Rio Grande do Sul, datadas de Vila Rica, 4 de julho de 1812.

Outros documentos datados de 5 de junho de 1812, e de 13 de setembro de 1813.

Recibo passado pelo alferes Bernardo Mariano Pinto dos 1867 réis que o Conde de Oyenhausen adiantou aos oficiais e soldados do seu esquadrão para rancho e outras assistências, datado de São Paulo, 8 de julho de 1812.
Physical location
Casa Fronteira e Alorna, n.º 75, doc. 27.4
Previous location
I-IX-20
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Creation date
21/12/2022 10:48:19
Last modification
26/08/2024 14:40:35