Receita e despesa do Colégio dos Meninos Órfãos de Lisboa

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/ER/A-CA/002
Title type
Atribuído
Date range
1752-05-08 Date is certain to 1783-09-18 Date is certain
Dimension and support
35 liv.; perg., papel
Scope and content
Estes livros serviram para neles ser feito o registo da despesa e receita do Colégio dos Meninos Órfãos de Lisboa.

Quanto às receitas são elas: em tenças (recebidas da Casa das Carnes, dos 3 moios de trigo no almoxarifado das Jugadas de Santarém, dos 4 moios do almoxarifado de Benavente); em ordinárias (recebidas do tesoureiro da obra pia, na esmolaria-mor, de 8 moios de trigo, do almoxarifado do Reguengo de Oeiras de um moio, do almoxarifado do Reguengo de Oeiras uma pipa de vinho, do Almoxarifado do Paço da Madeira de uma arroba de cera em pau, do Almoxarifado da Mesa dos Azeites de meia arroba de cera em pau, do guarda-reposte duas arrobas de cera, do Almoxarifado de Tomar 20 alqueires de azeite); em ordenados (para o reitor do almoxarife da Casa dos Cincos e um moio de trigo do Almoxarifado das Jugadas de Santarém); em juros (do almoxarifado, por conta dos 5.000 cruzados da Condessa de Coculim, D. Catarina de Lencastre); em foros (do foro de Palmela); em casas (rendimento das casas da Mouraria, das casas contiguas ao colégio); em esmolas (do rendimento das esmolas extraordinárias, das caixinhas, das dos acompanhamentos, do rendimento dos privilégios).

Quanto às despesas são elas: gasto ordinário (comestível); despesa extraordinária,; fábrica da igreja; com os doentes; vestiaria e calçado; arrecadação das ordinárias; com o reitor nas suas missas (pensão que tem as casas da Mouraria); com o conserto das casas da Mouraria; ordenado do reitor; um moio de trigo para o reitor; pelas rendas do colégio para o reitor; com o reitor da esmola das missas que canta; com vestiaria e calçado para o criado do reitor; com o barbeiro; com a lavadeira; com o porteiro; com o cozinheiro; com o moço da comunidade.

Estes registos são identificados com um título, seguindo-se o carregamento em receita ou o lançamento da despesa do reitor e designação da mesma e seu montante. Estes registos são feitos pelo escrivão do colégio, datando-os e assinando-os juntamente com o interveniente da operação.

Terminam estes livros com o termo do exame feito pelo escrivão dos Contos da Mesa da Consciência e Ordens, mencionando o carregamento destes no livro das entradas e respetiva folha, bem como no livro das contas correntes.

Posteriormente são feitos dois vales do total anual, um da receita e outro da despesa. Seguindo-se um mapa da conta de débito e crédito vivo e por lembrança em espécie e em dinheiro do livro.

Reitores:

Manuel Moacho Francisco - 7 de Julho de 1749 até 14 de Agosto de 1750;

João de Sá Pereira - de 1752 a 1761;

António Ramos Cabral de Albuquerque (Cavalcanti) - de 21 de julho de 1762 a 8 de dezembro de 1764;

António Ferrão de Meireles - de 6 de dezembro de 1764 a janeiro de 1771;

José Mateus Rodrigues, mestre cantochão - de 1 de agosto de 1771 a 30 de julho de 1773.

Manuel Delgado de Matos, mestre cantochão - de 7 de outubro de 1773 até 4 de julho de 1778.
Language of the material
Português
Creation date
26/01/2023 15:57:45
Last modification
04/05/2023 16:54:47