Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Documentos relativos ao concerto do órgão da igreja de Santa Maria de Óbidos feito pelo mestre organeiro Bento Fontanes de Maqueira, por termo assinado na casa da Fazenda da Santa Igreja Patriarcal, despesas acrescidas, e despacho dos deputados da Congregação Camarária para se passar Ordem para se meter em Folha ao dito Mestre a quantia de duzentos e oitenta e três mil e setenta réis do concerto acordado e de toda a mais obra que fez depois do termo

Description level
File File
Reference code
PT/TT/PTRL/001/M023/00001
Date range
1774-05-26 Date is certain to 1787-02-13 Date is certain
Dimension and support
1 doc. (48 doc.); papel
Scope and content
Inclui o "Mapa dos registos a que ficou reduzido o órgão da Igreja de Santa Maria de Óbidos" por Bento Fontanes Maqueira, a "Descrição das peças precisas para a perfeita reedificação do órgão [...]" pelo mesmo, os 12 recibos dos trabalhadores a quem pagou, todos com reconhecimento de letra feita por Inácio de Ferreira Pavia Santana C[?] e Vasconcelos (doc. n.º 2 a 15).

Além do preço do lanço que fez e por que arrematou as despesas acordadas por termo, o mestre organeiro fez mais despesas decorrentes de arranjos que efectuou e pelos quais pretendeu ser pago. O requerimento foi considerado «escusado porque se fez obra no órgão além daquela que se obrigou pelo termo de arrematação do concerto. E como ela não foi mandada fazer por esta Congregação [Camarária], nem lhe requereu a tempo, mostrando a necessidade dela, não lhe deve ser satisfeita pela fazenda desta Igreja» (doc. n.º 21).

Parecer do desembargador procurador da Fazenda da Santa Igreja Patriarcal (doc. n.º 22).

Certidão do beneficiado Miguel Barbosa Neves presidente da Matriz colegiada de Santa Maria de Óbidos e dos padres do coro sobre a obra de reparação efectuada no órgão da sua Igreja (doc. n.º 23).

Bento Fontanes Maqueira, mestre da factura dos órgãos de sua Majestade na Basílica de Mafra, e na capela da Ajuda. André Vicente Garcia, organeiro. Avaliações das obras a fazer e custos das reparações pelos dois organeiros reunidos pelo padre Mateus Simões.

Principal Melo e Principal Mascarenhas.

Procurador das causas: João de Sousa Maynard.

Padre procurador de Óbidos, Manuel Pinho Coimbrão.

Procurador da Santa Igreja de Lisboa na vila de Óbidos, Joaquim Manuel Freire.

Padre tesoureiro, Manuel José da Silva.

Outra forma do nome: Matriz colegiada de Santa Maria de Óbidos.
Arrangement
Ordenação numérica por ordem cronológica decrescente.
Physical location
Sé Patriarcal de Lisboa, Igreja e Fábrica, mç. 23, doc. 1 a 48
Previous location
NT 23
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Em 2023 apresenta manchas, perda de suporte no documento envolvente, rasgão no documento n.º 16
Creation date
07/03/2023 16:15:50
Last modification
09/03/2023 14:01:32