Receita e despesa do Colégio de Santarém

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/ER/A-CC/001
Title type
Atribuído
Date range
1759-03-29 Date is certain to 1797-01-21 Date is certain
Dimension and support
13 liv.; 1 mç. (3 doc.; 3 f.); perg., papel
Custodial history
Os livros dois primeiros livros, um da receita e outro da despesa, foram mandados fazer na sequência da ordem régia dirigida ao desembargador Inocêncio Álvares da Silva Freire, para que neles fossem lançadas as receitas e despesas do tesoureiro do cofre do produto das vendas, arrematações e arrendamentos dos bens móveis e de raiz do sequestro feito aos padres da Companhia de Jesus do Colégio de Santarém. Já os seguintes, passados 21 anos, fazem serviram para neles ser feita no mesmo livro o lançamento da receita e despesa do correspondente colégio.
Scope and content
Como estes livros foram feitos para o registo da receita e despesa da responsabilidade do tesoureiro da administração do cofre do colégio de Santarém que era da extinta Companhia dos Jesuitas, cujos bens foram confiscados para a Coroa.

Contém cada livro um índice, prédefenido, dividindo e ordenando as capelas (Glória, Socorro, Boa Morte, São Luís Gonzaga, Santo Estanislau e São Francisco Xavier), os colégios (Santarém, Évora, Braga, Santo Antão e Paraíso), e por fim as despesas e resumos geral das contas. Contudo, nem sempre existem movimentos em todos os titulos referidos no índice.

Os lançamentos da receita consistem no carregamento ao tesoureiro determinada quantia que o mesmo recebeu da satisfação de um direito devido e pertencente a cada uma das capelas ou colégios, assinando o escrivão e o respetivo tesoureiro. Já os lançamentos das consiste no registo dos montantes entregues, pelo respetivo tesoureiro, de ordenados ao corregedor da comarca, ao escrivão, ao procurador fiscal da administração, ao solicitador da administração, ao guarda do colégio, e ao mestre relojoeiro, bem como a entrega dos montantes das rendas ao reitor do colégio, e ainda, dos montantes entregues ao mestre carpinteiro por consertos realizados no colégio. Os que finalizam com o termo da conta tomada pela corregedor ao tesoureiro, são devidamente assinada pelos mesmo.
Language of the material
Português
Creation date
20/03/2023 12:14:45
Last modification
04/05/2023 16:54:48