Available services

Receita do tesoureiro executor dos anos de 1765 a 1774

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/ER/A-CD/001/0008
Title type
Atribuído
Date range
1765-03-13 Date is certain to 1782-03-06 Date is certain
Dimension and support
1 liv. (388 fl.: 328 f. ms. num.+ 68 f. em branco num.); 1 doc (2 fl: 1 fl. ms. + 1 fl. em branco.); papel
Scope and content
Capa: Colégio dos Militares de Coimbra.

Termos de abertura e encerramento, bem como rubricas, da responsabilidade de Manuel da Costa Mimoso, desembargador e deputado do Tribunal da Mesa de Consciência e Ordens.

Este livro serviu para nele ser lançada a receita da responsabilidade do tesoureiro nomeado para o efeito António Ferreira de Carvalho, o qual iniciou a sua atividade a janeiro de 1765 e finalizou no São João de 1775.

Inicia este livro com o traslado das folhas das Ordens de Santiago e de São Bento de Avis, que são utilizadas também como índice neste livro. Estas folhas foram emanadas por D. José I, com as correspondentes determinações.

Cada registo corresponde ao carregamento em receita ao dito tesoureiro de determinada quantia devida, segundo a folha das adições das Ordens, assinando o tesoureiro e o escrivão.

Este mesmo escrivão, José António Duarte Franco, a 18 de maio de 1775 faz o traslado de um despacho do Tribunal da Mesa de Consciência e Ordens de 13 de maio desse mesmo ano sobre o pagamento que lhe era devido de 960 réis anuais pelos conhecimentos que faz. Este encontra-se junto ao termo de encerramento deste livro.

Já no processo de ajustamento e tomada das contas deste tesoureiro realizado na Contadoria Geral, no é feita a transposição dos resumos de cada uma das adições deste mesmo livro. Encontrando-se na parte respeitante à despesa as entregas feitas pelo mesmo tesoureiro tendo como confronto o conhecimento em linha (recibo original), devidamente numerado. Saliente-se que nesta relação encontra-se uma despesa que não foi abonada por não ter apresentado o documento original, mesmo tratando-se de uma certidão autenticada e assinada pelo proprio tesoureiro. Este mesmo documento encontra-se solto junto ao registo (f. 371v) com nota do não abono feita pelo contador João Severino de Brito a 6 de março de 1782.

Após este controlo da receita e despesa foi assinada a conta pelo contador João Severino de Brito e pelo escrivão dos contos Dionísio Manuel da Costa Moreira a 5 de março de 1782.

Escrivão da executória das contas subordinadas à Mesa de Consciência e Ordens: José António Duarte Franco.
Physical location
Erário Régio, Colégio dos Militares de Coimbra, liv. 9
Previous location
Núcleos extraídos do Conselho da Fazenda e do Real Erário, Colégio dos militares de Coimbra, 77B
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Livro inicialmente com 145 folhas todas elas numeradas e rubricadas e que em 1782 entre a folha 344 e a 345 foi cosido um caderno com as folhas numeradas de 345 a 379 + 1 em branco. Caderno da responsabilidade da Contadoria Geral uma vez que se trata do caderno onde se encontra a tonta tomada ao tesoureiro.
Creation date
05/04/2023 15:12:31
Last modification
04/05/2023 16:54:48