Available services

Oração que pronunciou na Academia Real de História quando foi nomeado

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/CFTR-ALM/013/110/0013.20
Date range
1753-01-25 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 doc. (8 f.); papel
Custodial history
Embora descrito no inventário como pertencendo a D. Pedro Miguel de Almeida, 3.º conde de Assumar, o documento pertence a D. João de Almeida [Portugal] seu filho.
Scope and content
Trata-se da cópia da "Oração que o conde de Assumar D. João de Almeida e Portugal pronunciou na Academia Real da História no dia 25 de janeiro de 1753 com ocasião de ser nomeado Académico no lugar que vagou por Manuel de Azevedo Fortes, engenheiro mor".

Alude ao talento de Manuel de Azevedo Fortes, à suavidade e clareza do seu estilo, ao espírito geométrico com que foi dotado e predominou em todas as suas obras com que enriqueceu a Portugal e ao mundo literário.

Refere que o pai e o avô pertenceram à mesma Academia. Enaltece as qualidades do seu Fundador. Elogia o edifício e a instituição:

«Obrar somente prodígios para o espanto, e admiração do mundo, não é tanto como eternizá-los em um monumento, que compita de algum modo com a eternidade, onde fiquem depositados para regra, e exemplar dos séculos futuros. Na eleição dos arquitectos, na multidão dos obreiros, e na escolha dos materiais se viu logo ao lançar a primeira pedra do sumptuoso edifício desta Academia, que para competir com os astros, subiria depressa a maior altura. [...] Toda a fadiga desta alta empresa; todo o ser desta nova criação, teve o seu princípio no régio coração do nosso Herói.

Concebeu a ideia. Meditou sobre a grandeza dela. Formou o plano. Juntou os sábios. Impôs-lhes as leis com que se governassem. Formou enfim uma Academia e deu-lhe no seu primeiro ser um grau tão superior de nobreza, que levasse vantagem a todas as do mundo. [...] revolveram-se os arquivos. Limparam-se do pó igualmente as intrépidas façanhas dos seus reais predecessores, que a de seus vassalos. Formaram-se as memórias. Regularam-se os catálogos para fazer patente ao mundo a verdade sepultada nos taciturnos séculos passados. Então se viram discutidos os problemas que em muitas idades pareceram indissolúveis. Então começou a brilhar com novo lustre a crítica judiciosa e a separar-se o apócrifo do verdadeiro. [...]».

Reflexão acerca do herói, o que faz obras dignas de memória, e do trabalho do historiador.

Cita a fama dos Gamas, dos Almeidas, dos Albuquerques, dos Castros, dos Silveiras, dos Mascarenhas e entre tantos outros famosos portugueses.
Arrangement
No inventário a documentação de D. Pedro Miguel de Almeida encontra-se descrita no ponto 13. Número de ordem tirado do Inventário.
Physical location
Casa Fronteira e Alorna, N.º 110, doc. 13.20
Previous location
J-IX-22
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Em 2023 apresenta o suporte amarelecido, rasgão no festo, primeiro fólio destacado dos restantes.

Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Instrumentos de Descrição, Casa Fronteira e Alorna: I - Obras Manuscritas, p. 28; II - Inventário da Documentação da Família Almeida, L 505, p. 11.
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 3007: Imagem PT-TT-CFTR-110_m0118_derivada a Imagem PT-TT-CFTR-110_m0125_derivada
Notes
Veja-se "Real Academia de História". [Em linha]. [Consult. 12 Abr. 2023]. Disponível em WWW:
Creation date
11/04/2023 15:54:34
Last modification
12/07/2023 09:26:28