Available services

1.º testamento original e com aprovação notarial, de Maria Fogaça e leitura do século XIX

Description level
File File
Reference code
PT/TT/CFTR-ALM/031/0075/031.2.1
Date range
1537-11-16 Date is certain to 1788-11-04 Date is certain
Descriptive dates
Lisboa
Dimension and support
2 doc.; papel
Custodial history
No presente exemplar do testamento lê-se no verso: «Testamento que trata das casas». Apresenta uma mecha com a seguinte informação: «1539. Testamento da senhora Maria Fogaça. Original e com aprovação de tabelião».

Corresponde a um dos documentos inseridos na capilha antiga com o N.º 44 e com descrição dos documentos contidos. Destes é o primeiro identificado.

A citada capilha tem uma Nota que diz: «No exame feito ao primeiro maço de Testamentos acha-se um extracto deste testamento da Senhora Maria Fogaça».

É o segundo documento descrito no inventário, no ponto 31.2, p. 34.
Scope and content
Um dos três exemplares da cédula e testamento de Maria Fogaça com a respectiva certidão:

Descrição tirada da capilha antiga: «Está dentro deste Papel o testamento Original da Senhora Maria Fogaça feito em 1537, e com a aprovação de tabelião».

Trata-se da Cédula e testamento de Maria Fogaça, moradora em Almada, feitos nas casas de D. Leonor onde chamam «o Armazém Velho» em 16 de Novembro de 1537, escrito por Duarte Fernandes, clérigo de missa e confessor da testadora. Pede que o seu corpo seja enterrado à porta principal da Igreja de Nossa Senhora do Castelo da vila de Almada na sepultura com João Álvares seu marido.

Refere as igrejas às quais deixa dinheiro, o que deve ser pago da sua terça e o que fica obrigado a sua filha, a dívida do irmão António Porto Carreiro, o dinheiro do dote em dívida a sua filha que esta obteve por sentença contra si, e nomeia por testamenteiros a D. Leonor e ao genro D. Manuel.

No dia 25 de Novembro de 1537, a testadora acrescenta à verba do seu testamento a decisão tomada sobre a dívida do seu irmão: a quitação da respectiva metade por descargo de sua alma, assim como manda que não se cumpra a verba relativa a Fernão Lopes em razão de a ter já satisfeito em vida.

Segue-se o Instrumento de aprovação datado de 27 de Novembro do mesmo ano, na rua do Armazém Velho, diante de várias testemunhas entre eles os criados de D. Manuel de Meneses, feito pelo tabelião Henrique Nunes.

Termina com a certidão de abertura passada pelo licenciado Nuno Vieira, cidadão e juíz do Cível em Lisboa e seus termos, em 11 de Abril de 1538, a pedido de António Pires, clérigo de missa, beneficiado em Santiago de Almada.

Truncado.

Acompanha o documento a respectiva certidão, feita em Lisboa, em 4 de Novembro de 1788, pelo tabelião José Martiniano Rodrigues de França.
Arrangement
No inventário a documentação do Morgadio dos Tavares encontra-se descrita no ponto 31. Número de ordem tirado do Inventário.
Physical location
Casa Fronteira e Alorna, n.º 75, doc. 31.2.1
Previous location
I-IX-20
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Em 2023, um dos documentos apresenta suporte fragilizado e margens falhadas. Ambos têm manchas lilases.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Instrumentos de Descrição, Casa Fronteira e Alorna, II - A. Inventário da Documentação da Família Almeida, L505, p. 34.
Creation date
19/04/2023 11:44:59
Last modification
03/04/2024 11:00:16