Available services

"Cartas de D. Gregório Mayàns i Siscàr para D. Francisco de Almeida, Principal da Patriarcal sobre matérias literárias"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CFTR-ALM/010-010.3/0117
Date range
1736-03-02 Date is certain to 1744-12-26 Date is certain
Descriptive dates
Oliva
Dimension and support
1 cód. (c. 116 cartas, 107 f.); papel
Scope and content
Códice factício contendo o Tomo 2.

Refere Antonio Badara (Valência) e a ideia da Academia Matemática.

Informações sobre D. Francisco Manuel de Mena, mercador de livros, rua de Toledo «los vende a precios moderados» [...] «mui al contrario de Buitrago [?] que era um tirano de bolsas».

Menciona autores e obras, o falecimento de D. Jeronimo Pardo «tenia uma libreria mui erudita», a livraria de Fajardo com manuscritos e livros curiosos, o pedido do duque de Huescar para que escrevesse sobre a vida do seu ascendente, o duque de Alva para o que solicita notícias particulares a D. Francisco de Almeida, a compra dos manuscritos de Mena pela Biblioteca Real, o juízo de Marti sobre uma medalha de Nero em carta enviada ao senhor Mayàns, a actividade literária de D. Gregorio Mayàns i Siscàr, os seus correspondentes, refere D. António Caetano de Sousa e a sua obra, uma carta «mui larga» que escreveu ao conde da Ericeira sobre um assunto canónico, a censura da obra de D. Nicolas Antonio do marquês de Mondéjar e o mandado dirigido a Don Gregorio Mayàns i Siscàr para apresentar todos os seus exemplares impressos e manuscritos e de qualquer outro escritor, os ecos da perseguição e as diligências para recuperar os manuscritos, o cardeal Molina e carta deste para D. Gregorio Mayàns i Siscàr (Madrid, 18-04-1744), a prisão do arcediago de Granada pelo Tribunal da Inquisição dessa cidade, a morte de D. Francisco de La Cueva Cepero, presidente da Chancelaria de Granada, um dos camaristas de Castela, a separação das causas dos manuscritos da censura impressa de Don Nicolsas António, a ordem para a restituição dos primeiros, as instâncias de D. Francisco de Almeida junto de Don Andrés de Barcia, a morte do marquês do Louriçal, refere a obra "Sobre el pergamino y láminas de Granada", menciona a expetactiva no pedido de intercessão do conde da Ericeira, em seu nome, junto da Princesa do Brasil, para se resolver a questão da obra D. Nicolas Antonio, dá notícias da obra "Era", e anuncia a restituição dos exemplares da "Censura de Historias fabulosas de Don Nicolas Antonio" (carta de 09-11-1743), alude à morte de D. Andres Gonzalez de Barcia, dono de uma biblioteca de mais de vinte mil livros, dá notícia das invocações das igrejas catedrais de Valência, Barcelona e Saragoça, a pedido de D. Francisco de Almeida, menciona a morte do conde da Ericeira (carta de 11-01-1744) entre muitas outras referências.

Documentos insertos:

- Impresso "A. Amnisii Gratulatio ad Joannem V. Lusitaniae regem de Imperii ejus Felicitates. Cosmopoli, apud Joan. Beneventanum, anno 1734". Coloniae Viriathicae, Apud Tacitum Gaudencium; 1740".

- Impresso "Meritos del dotor Don Gregorio Mayans i Siscar". Valencia. 12-12-1740.

- Impresso "Prosodia compuesta por Don Geronimo Grayas". Leon de Francia. Hermanos de Ville: 1742.

- Recibo do valor do ingresso na Academia de História novamente erigida na cidade de Valência, e da contribuição anual de 1743, pagos por D. Francisco de Almeida e Mascarenhas (carta de 21-11-1742).

- Uma carta de Valentim de Pinto para o Principal de Almeida

- Carta que o Dr. Benedito Arias escreveu de Anvers para o rei D. Felipe II de Espanha avisando-o dos perigos vindos da comunicação dos [?] com os padres da Companhia (18-02-1571).

- Carta de Don Miguel Hernandez Munilla, secretário do rei, [...] (Madrid, 26-0210-1743).

- Impresso "Libro Primero. Título Primero. De la santa Fé Catholica".

- Impresso "Explicacion, fabrica, e uso de las Tablas".

- Carta do cardeal de Molina para D. Gregorio Mayàns i Siscàr, acusando a receção de 14 livros das Obras Chronologicas do marquês de Mondejar" (18-04-1744).

- "Accion de gracias a la Divina Sabiduria patrona de la Academia Valenciana se leyò en nombre de Don Gregorio Mayàns i Siscàr, censor de dicha Acadèmia". En Valencia: por Antonio Bordazar de Artazù, impressor academico; 1743.

- "Oratio in obitum maximi hispaniorum D. D. Emmanuelis Martini, decani alonensis, habita, et Illustrissimo D. D. Francisco de Almeida, è Comitibus do Assumar, Sacrae Inquisitionis Judici, Regalis Academiae socio, dicata ab Antonio Felice Mendesio, Litterarum Humaniorum professore. Ulyssipone Occidentali, in aedibus Josephi Antonii da Sylva, Regiae Academiae Typographi; 1737.

Encadernação inteira em papelão à francesa.
Arrangement
No inventário a documentação de D. Francisco de Almeida encontra-se descrita no ponto 10. Número de ordem tirado do Inventário.

As cartas têm no verso o nome do remetente e a data do documento: «Mayans-dd-mm-ano».
Physical location
Casa Fronteira e Alorna, n.º 117
Previous location
N-VI-18
Language of the material
Espanhol
Physical characteristics and technical requirements
Em 2023 os primeiros 18 fólios e outros têm as margens fragilizadas.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Instrumentos de Descrição, Casa Fronteira e Alorna, II - Inventário da Documentação da Família Almeida, L505, p. 9.
Creation date
25/08/2023 09:54:54
Last modification
16/05/2024 16:12:56