Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Linhagem dos Castelos Brancos: códice do século XVI

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CSI/A/001/0001
Title type
Formal
Date range
1588 Date is certain to 1588 Date is certain
Dimension and support
1 doc. digital
Biography or history
Em 1588 o conde meirinho-mor era D. Duarte de Castelo Branco, filho de D. Afonso de Castelo Branco e de D. Isabel de Castro, neto paterno do 1.º conde de Vila Nova de Portimão. Herdou a Casa do pai em 1556, e casou em 1567 com D. Catarina da Silva, filha de D. Bernardo Coutinho e de D. Joana de Meneses. Foi embaixador de D. Sebastião à Corte de Castelo, meirinho-mor do Reino (cargo que seu pai já detinha), vedor da Fazenda, embaixador de D. Sebastião à Corte de Castela. Foi-lhe concedido o título de conde de Sabugal por carta de 20 de Fevereiro de 1582.

Custodial history
Desconhece-se a sua história passada, podendo supor-se que proveio do Arquivo da Casa de Óbidos Palma e Sabugal de que a maioria da documentação se encontra atualmente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo com o nome de Casa de Santa Iria.

Fez parte da coleção do arquiteto bibliófilo José Maria Nepomuceno e vendida no leilão da mesma, em 1897, a Francisco Artur da Silva, editor e livreiro. O catálogo do leilão da coleção Nepomuceno não fornece, lamentavelmente, qualquer indicação sobre a proveniência e não se sabe, pois, como Nepomuceno a adquiriu. Um escasso ano depois do leilão de Nepomuceno, em 1898, Francisco Artur da Silva irá colocá-lo de novo em leilão, com o valor, a crer na indicação lateral, de 6.500 réis; não terá sido arrematado, pois o Apêndice mostra que ficou para o próprio.

Entre a compra por Francisco Arthur da Silva e o recente aparecimento em leilão, em 2016, há um hiato total. A obra foi adquirida em 2019 pelo seu atual proprietário, Doutor Miguel Ayres de Campos, ao leiloeiro Cabral Moncada.

Em 2023, o documento foi restaurado e consolidado no âmbito do projeto VINCULUM - Entailing Perpetuity: Family, Power, Identity. The Social Agency of a Corporate Body (Southern Europe, 14th-17th Centuries) (financiado pelo European Research Council (ERC) (contrato nº. 819734), após que, o proprietário do livro o emprestou ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo, para que fosse feita uma cópia em formato digital a integrar no respetivo fundo.

É assim, uma cópia em formato digital a partir do livro original com 260 fólios. Este apresenta as seguintes dimensões: 345 x 240 mm e contém encadernação não original, em pele.
Scope and content
A presenta a descendência e linhagem dos Castelo-Branco.

"Este livro foi escrito no tempo em que o Conde Alberto governava Portugal per Filipe II- ver no capítulo 112, além de outros lugares."

O autor, até hoje não identificado, narra em capítulos a história e a genealogia de um grupo familiar da nobreza portuguesa, os Castelo-Branco, e dedica a sua obra a um dos elementos desta família, D. Duarte Castelo-Branco, conde do Sabugal, meirinho-mor e vedor da Fazenda.

Inclui "tavoada das linhagens com que os da família Castelo Branco estão liados que se neste livro apontam", ordenada alfabeticamente de "Ataídes" a "Vilhenas".

Apresenta 116 capítulos, faltam os números 103 e 104, e "anotações e adições a diversos lugares deste livro".

Language of the material
Português.
Creation date
11/12/2023 12:00:46
Last modification
13/05/2024 15:34:31