Available services

Instrumento de arrendamento geral sobre um vínculo que João Peixoto da Silva Almeida Macedo e Carvalho, fidalgo da Casa Real, herdara de seu pai Gonçalo Manuel Peixoto, denominado o morgado de Évora, cujo processo foi tratado pelo seu procurador e administrador de seus morgados, João Batista Leitão Henriques de Oliveira, residente na vila de Alenquer e atualmente em negócios na Corte, sendo o segundo outorgante Joaquim Epifânio da Silveira e Meneses, proprietário e morador na cidade de Évora

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MLND/00070
Title type
Atribuído
Date range
1857-03-21 Date is uncertain to 1857-03-21 Date is uncertain
Dimension and support
1 proc.; papel
Custodial history
Este documento pertence a um conjunto de 27 documentos - entre documentos compostos e documentos simples - que originalmente se encontravam guardados na unidade de instalação n.º 9 e que após tratamento arquivísticos ficaram acondicionados na caixa 4. A UI 9 corresponde a uma caixa de madeira em forma de livro, pintada de encarnado nas capas e lombada, com as laterais em cor natural de madeira. Contém fecho metálico em forma de gancho. Na lombada da caixa está escrito: "L.º 1.º das contas dos procuradores do Porto e Lamego". Um pequeno papel colado na lombada, por cima da escrita referida anteriormente, regista: "Públicas formas de testamentos, dotes, baptismos e casamentos."
Scope and content
O morgado de Évora era composto por foros, quinhões de trigo e cevada, dinheiro, do qual ficara sendo rendeiro o segundo outorgante, por morte de seu sogro, doutor Francisco Joaquim Teles Jordão, cujo arrendamenteo já findou.
Physical location
Marqueses de Lindoso, cx. 4, n.º 27
Original numbering
Marqueses de Lindoso, UI 9
Language of the material
Português
Creation date
22/05/2024 15:48:37
Last modification
09/09/2024 16:20:06