Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

"Tomo de títulos de fazendas na vila de Torres Vedras e seu termo e de algumas casas em Lisboa"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/MSDO/L15
Title type
Formal
Dimension and support
1 códice (258 f.); perg., papel
Scope and content
Códice factício contendo 46 documentos em pergaminho e 41 em papel, relativos aos bens que pertenceram a Mécia de Abreu, filha do cavaleiro Diogo Gomes de Abreu, a João Fernandes Pacheco (que foi para Castela), e ao mosteiro: emprazamentos, prazos em fatiosim, renovação de prazos, aforamentos, termos de reconhecimento e medição de bens, medições e demarcações, compras e vendas, escambos, sentenças, doações e confirmação de doações, posse de bens, entre outros.

A documentação refere D. Violante Cabral e D. Mécia de Alvarenga, abadessas do mosteiro de Odivelas, Isabella d' Andestre, filha de mestre Fernando, cirurgião de Torres Vedras, e freira no mosteiro de Santa Clara de Santarém, Isabel d'Andreste, filha de mestre Felipe, físico, monja professa no mosteiro de Odivelas, as casas do cónego António do Couto do Amaral, Francisco Corvinel, Francisco Carreiro, juiz do Cível da Cidade de Lisboa e seu termo, encarregue de fazer medição, demarcação e tombo dos bens do mosteiro de S. Dinis de Odivelas (1544) .

Os documentos 27, 122, 121, têm selos (selos de cera branca, e de cera vermelha em cocho de cera, pendentes por trancelim azul e branco)

Tem dois índices incompletos, no início.

Encadernação com aba em pastas de cartão cobertas de couro impresso a seco, rótulo impresso a dourado.
Physical location
Ordem de Cister, Mosteiro de São Dinis de Odivelas, liv. 15
Type of container
Outro
Notes
Título formal.



ttonline_tesouros_forma_suporte
Creation date
29/06/2005 00:00:00
Last modification
09/02/2023 11:23:51
Record not reviewed.