Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Diligência de habilitação de Guiomar Maria

Description level
File File
Reference code
PT/TT/TSO-CG/A/008-003/37
Title type
Formal
Date range
1697 Date is certain to 1697 Date is certain
Dimension and support
79 f.; papel.
Extents
79 Folhas
Scope and content
Pretendente a ama [do Paço], natural e moradora em Oeiras, filha de António Domingues, natural do lugar de Santo Amaro de Vale de Boi, termo da vila de Numão, bispado de Lamego, e de Maria Gonçalves, natural de Oeiras; neta paterna de Francisco Domingues Pais e de Guiomar Gonçalves, naturais de Santo Amaro de Vale de Boi; e neta materna de António Gonçalves e de Luísa Jorge, naturais e moradores em Oeiras.

Casada com Ildefonso da Costa Ribeiro, natural de Oeiras, filho do capitão Manuel da Costa Ribeiro e de Maria da Rosa, naturais de Oeiras; neto paterno de Bento da Costa, natural de Guimarães, e de Catarina Ribeira, natural de Colares; e neto materno de Valério da Mata, natural da freguesia de Santo Isidro, do termo de Mafra, e de Maria Ramos, natural de Almargem do Bispo, todos moradores em Oeiras.

Inclui um aviso do secretário Pedro Sanches Farinha para o inquisidor geral [frei José de Lencastre], datado de 21 de Junho de 1697, a mandar proceder às diligências desta habilitanda "com toda a brevidade (...) como este negócio requere". Isto porque a habilitação era para ama da rainha [D. Maria Sofia de Neuburgo, mulher de D. Pedro II], possivelmente para cuidar do infante D. Manuel José Francisco António Caetano Estêvão Bartolomeu, que viria a nascer a 3 de Agosto desse mesmo ano.

Estas diligências ficaram aprovadas em 30 de Julho de 1697.
Physical location
Tribunal do Santo Oficio, Conselho Geral, Habilitações de Mulheres, mç. 2, doc. 14
Physical characteristics and technical requirements
Razoável
Creation date
17/10/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:48:32
Record not reviewed.