Governo do Território de Manica e Sofala

Description level
SSF SSF
Reference code
PT/TT/CMZ-AF-GT
Title type
Formal
Date range
1888 Date is certain to 1942 Date is certain
Dimension and support
c. de 5750 provas fotográfica e 120 negativos fotográficos
Scope and content
A Companhia de Moçambique teve uma organização administrativa idêntica à de qualquer colónia sob administração directa do Estado, com um quadro completo de serviços públicos, publicando quinzenalmente um Boletim donde constavam as leis, regulamentos e quaisquer outros documentos com interesse para administração. Além de documentação gráfica e manuscrita, produziu, igualmente, no âmbito desses serviços, documentação fotográfica. Assim, elencam-se, seguidamente, algumas das direcções que mais contribuiram para o enriquecimento do fundo fotográfico: Serviços Urbanos; Agricultura; Agrimensura; Estatística e Propaganda; Minas; Negócios Indígenas; Obras Públicas; Serviços Telegráficos e Telefónicos; Capitania dos Portos.

A sede destes serviços - excepto o das Minas, que foi em Macequece, na circunscrição de Manica - e a residência do governador ficaram na cidade da Beira.

As forças militares, que prestaram serviço no território - documentadas fotograficamente pela Direcção de Estatística e Propaganda - , eram compostas por duas companhias indígenas de infantaria, com sede, respectivamente, em Macequece, na circunscrição de Manica, e cidade da Beira, Polícia e Guarda Fiscal, estas duas também na cidade da Beira, tendo pessoal destacado pelo território.
Creation date
31/01/2008 00:00:00
Last modification
18/10/2021 13:28:51
Record not reviewed.