Companhia de Moçambique S.A.R.L., Holding do Grupo Entreposto em Moçambique

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/TT/CMZ-HEG
Title type
Atribuído
Date range
1943-01-02 Date is certain to 1978-03-08 Date is certain
Dimension and support
c. de 200 ml; papel, vidro, diacetato de celulose e filme
Extents
200 Metros lineares
Biography or history
O Grupo Entreposto teve início em Moçambique, na década de 40, com a constituição e desenvolvimento de um conjunto de empresas com um núcleo comum de accionistas, operando essencialmente nos sectores agro-industrial e comercial, actualmente agrupadas na Companhia de Moçambique. Em 1967, o mesmo núcleo de accionistas decidiu expandir para Portugal os seus investimentos, através da constituição de uma nova empresa: a Entreposto Comercial - Veículos e Máquinas, S.A.. O desenvolvimento desta empresa alargou a presença do Grupo a outros negócios em Portugal - designadamente à importação de máquinas agrícolas e industriais que acabaram por induzir o investimento numa linha de montagem nova e metalomecânica -, integrados no património da Entreposto Industrial e Metalotécnica, S.A.. Em 1973, a Companhia de Moçambique foi transformada numa Holding.
Custodial history
A Entreposto - Gestão e Participações (SGPS) -, S.A, herdeira do património arquivístico das várias sociedades do Grupo, acumulado desde meados da década de 40, consciente do valor histórico e do interesse e importância daquele património para a imagem da própria empresa e investigação, entre outros aspectos, do processo de desenvolvimento económico de Moçambique, em Maio de 2001, tomou a decisão através do seu conselho de administração, de doar ao Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo o referido património. Em 6 de Novembro do mesmo ano, teve lugar a celebração do contrato, tendo a incorporação decorrido, de forma faseada, entre Novembro de 2001 e Maio de 2002.
Acquisition information
Doação de Entreposto - Gestão e Participações (SGPS), S.A. - ao Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, em Maio de 2001.
Scope and content
Além de um conjunto documental significativo, referente à gestão das várias sociedades, integradoras do grupo, a Companhia de Moçambique S.AR.L., Holding do Grupo Entreposto, em Moçambique, abarca ainda várias séries de positivos e negativos fotográficos relativas aos produtos e actividades dessas sociedades que, após 1942, passaram a integrar o Grupo Entreposto de que destacamos, entre outras, a Entreposto Comercial de Moçambique, Veículos e Máquinas, Companhia de Moçambique Industrial, SARL, Companhia Nacional Algodoeira, SARL, Companhia do Pipeline Moçambique-Rodésia, Companhia do Urânio de Moçambique, Sociedade de Turismo de Moçambique.
Arrangement
O tratamento levado a cabo, até ao momento, tem visado a identificação dos vários conjuntos documentais respeitantes às diversas sociedades geridas pelo grupo.
Access restrictions
Comunicável, com excepção de documentação referente a dados pessoais em que se aplica o estipulado no nº 2 do artº 17º da Lei Geral de Arquivos, Dec. Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro de 1993, salvo se houver autorização do próprio titular do processo ou desde que decorridos 50 anos sobre a data da morte da pessoa a que respeitam os documentos ou, não sendo esta data conhecida, decorridos 75 anos sobre a data dos documentos.

Fundo em fase de inventariação, com acesso condicionado.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo serviço de reprografia, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Language of the material
Português e Inglês
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Companhia de Moçambique" in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: colecções, arquivos de pessoas singulares, de famílias, de empresas, de associações, de comissões e de congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha; Lucília Maria Luís Ferreira Runa [et al]; elab. Ana Rodrigues; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. 6. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2.. p. 330-338. Acessível no IAN/TT, IDD (L. 602).
Alternative form available
Portugal, Torre do Tombo - cópia de referência.
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Companhia de Moçambique SARL, Holding do Grupo Entreposto em Moçambique, Arquivo Fotográfico (PT-TT-GEMZ/AF).

Relação antecessora: Portugal, Torre do Tombo, Companhia de Moçambique (PT-TT-CMZ).
Notes
Nota ao campo de referência e nível de descrição:

Ver o mesmo subfundo com outro código de referência - GEMZ - e nível de descrição - Fundo -, que tem agregado o Arquivo Fotográfico da empresa, enquanto holding do grupo. Por razões da agregação das imagens digitais ao código de referência mencionado, a junção só será possível a longo prazo.

Nota ao campo do título:

Fundo usualmente designado por Companhia de Moçambique ou por Companhia de Moçambique S.A.R.L. Também designado com o título escolhido, quando se pretende vincar a diferença de posição, em termos de capital - detentora da maioria das acções das empresas do grupo - e o seu papel como sociedade gestora do grupo. O título adoptado é, por conseguinte, atribuído.
Creation date
08/03/2010 00:00:00
Last modification
11/07/2013 15:11:15
Record not reviewed.