Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Tombo dos bens do Almoxarifado de Ponte de Lima e outros lugares

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CRC/A/1/316
Title type
Atribuído
Descriptive dates
[14--?]
Dimension and support
1 liv. (188 f.);papel
Scope and content
Contém:

"Livro dos direitos que el rei há no almoxarifado de Ponte de Lima, os quais são trasladados por um livro d'el rei D. Afonso conde de Bolonha, que tem ambas as coberturas de couro pretas, em uma das coberturas, tem um tal sinal, outrossim tem na primeira carta da tabuada, Carta d' Oliveira de foro". "Concertado todo com o livro".

À margem dos registos, foi acrescentado "escusada", o que fica esclarecido com o seguinte termo "Este livro que tem este sinal acima posto, e o outro do mesmo sinal, não são de um teor, ambos. Aos 9 dias de Dezembro de 510" (f.1). "Foram concertadas as cartas atrás escritas com o original de que foram treladadas e houveram-se por escusadas quanto ao treladar, pois estão em outro livro mais autorizado. Porém por serem postas neste, em sua comarca, não se reprovaram de todo. Aos 10 dias de Dezembro de 510. Petrus".

Contém também:

"Ponte de Lima. Livro dos direitos que el rei há no almoxarifado de Ponte de Lima tirados de um livro grande que tem umas coberturas pretas e cerra-se com duas correias brancas e começa-se na primeira carta 'Noverint universi presentes et futuri quod ego Donus Dionisius Dei gratia' e tem um sinal tal" (f. 53-83).

Contém ainda:

"Ponte de Lima. Estes são os direitos que el rei há no almoxarifado de Ponte de Lima os quais são tresladados de um livro d' el rei D. Afonso o quarto, o qual é todo escrito em pulgaminhos de letra notada e na primeira carta do dito livro está um tal dizer 'Dom Afonso pela graça de Deus, Rei de Portugal e do Algarve a vós concelho de Balla e tem no cobertor um .b. cabidoado por sinal." "Concertado este almoxarifado" (f. 94-95).

Seguem-se títulos do mesmo teor, pelos quais se organizam diversas escrituras tiradas de livros dos reis D. Dinis (f. 98, 132v., 171) e D. Afonso IV (f. 126), referentes aos julgados de Aguiar, Santo Estêvão, Lindoso, Neiva, Nóbrega, Penela, Monção, Valdevez e Valença.

Contém as cartas de foro de Caminha, São Félix, Friães, Rebordães, Melgaço e Paderne (julgado de Melgaço).

Encadernação em tela encerada.

É referenciado por Francisco Nunes Franklin, como "Livro 3.º de Bens dos Próprios".
Physical location
Contos do Reino e Casa, Núcleo Antigo 316
Original numbering
Armário 8 n.º 16 (riscado); Armário 17 do interior da Casa da Coroa, Livro 3.º de Bens dos Próprios
Previous location
Antigo n.º 92
Language of the material
Latim, português
Type of container
Outro
Alternative form available
Cópia em microfilme. Portugal, Torre do Tombo, mf. 1296
Notes
Nota ao elemento de informação "Título": Título formal: "Livro do almoxarifado de Ponte de lima e de Viana de Caminha, e de outros lugares do tempo d'el rei D. Afonso, conde de Bolonha e d'el rei D. Dinis".
Creation date
07/02/2008 00:00:00
Last modification
21/01/2022 08:27:21