Contos do Estado da Índia

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/TT/CRC-CEI
Title type
Formal
Date range
1506 Date is certain to 1581 Date is certain
Dimension and support
32 liv.; papel.
Extents
32 Livros
Biography or history
A estrutura administrativa e financeira do Estado da Índia estabeleceu-se nos moldes da existente no reino. Assim, para a verificação das contas públicas dispunha de uma casa dos Contos, os Contos da Índia, que funcionava em Goa, capital do Estado. Aí era feita uma primeira verificação dos livros das receitas e despesas de todas as fortalezas e feitorias, sendo depois remetidos para os Contos do Reino, onde voltavam a ser revistos. Em alguns livros pode ver-se a anotação de terem sido "contados" pelo contador do Reino, o que não acontece em todos, em virtude de se encontrarem truncados.
Custodial history
Tem uma história custodial similar à do fundo dos Contos de Lisboa / Contos do Reino e Casa, por se tratar de parte do mesmo fundo, ainda que reportando-se a um espaço geográfico distinto e longínquo, eventualmente responsável pelo reduzido número de unidades arquivísticas ou pelo seu truncamento.
Acquisition information
Transferência sucessivas sem alteração de custódia.
Scope and content
Integra a seguinte documentação: tombo geral de 1554; orçamento das fortalezas de 1581; receita e despesa de fortalezas, feitorias, navios e armadas.
Arrangement
Documentação organizada de acordo com a sua proveniência.
Access restrictions
Comunicável sem restrições legais.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo Núcleo de Transferência de Suportes, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Language of the material
Português
Other finding aid
Guias e Roteiros:

AZEVEDO, Pedro A. de; BAIÃO, António - "Documentos e livros da antiga Casa da Coroa". in O Arquivo da Torre do Tombo: sua história, corpos que o compõem e organização. Lisboa: ANTT; Livros Horizonte, 1989. Série Fac-Símile. p. 23-30. Ed. facsimilada da edição de 1905

PORTUGAL.Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. "Contos do Estado da Índia". in Guia de Fontes Portuguesas para a História de África. Elaborado por Isabel Castro Pina; Maria Leonor Ferraz de Oliveira Silva Santos. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações Portuguesas; Fundação Oriente; Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2000. 3º vol..ISBN 972-27-1017-6. p. 31. Publicado sob os auspícios da Unesco e Conselho Internacional de Arquivos

PORTUGAL.Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. "Contos do Estado da Índia". in Guia de Fontes Portuguesas para a História da Ásia. Elaborado por Fernanda Olival; Isabel Castro Pina; Maria Cecília Henriques; Maria João Violante Branco. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações Portuguesas; Fundação Oriente; Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1998. 1º vol.. ISBN 972-27-0903-8. p. 52. Publicado sob os auspícios da Unesco e Conselho Internacional de Arquivos

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Contos do Estado da Índia". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Instituições do Antigo Regime, Administração Central (1). Coord. José Mattoso [et al.]; elab. Maria do Carmo Dias Farinha; Maria de Fátima Dentinho Ó Ramos; fot. José António Silva.Lisboa: IAN/TT, 1998. vol. 1. ISBN 972-8107-42-0..p. 46-50. Acessível no IAN/TT, IDD (L.602)

Inventários:

COUTINHO, João Pereira de Azeredo - "Inventario dos livros, maços e documentos que se guardam no Real Archivo da Torre do Tombo [...] no anno de 1776". [Manuscrito]. 1776. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L 299A e 299B).

FARINHA, Maria do Carmo Jasmins Dias; Ó RAMOS, Maria de Fátima Dentinho - Núcleo Antigo: inventário [Dactilografado], 1995. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L 574).

- "Contos do Estado da Índia". in Núcleo Antigo: Inventário. Lisboa: AN/TT, 1996. Instrumentos de descrição documental. ISBN 972-8107-20-X. p. 146-153. Acessível no IAN/TT, IDD (L.574)
Related material
Relação complementar: Portugal, Arquivo Histórico do Tribunal de Contas, Casa dos Contos; Portugal, Torre do Tombo, Contos de Lisboa / Contos do Reino e Casa (PT-TT-CRC); Portugal, Torre do Tombo, Conselho da Fazenda (PT-TT-CFZ).

Relação genérica: Portugal, Torre do Tombo, Fragmentos (PT-TT-FRA).
Publication notes
COSTA, José Pereira da - "Socotorá e o domínio português no Oriente". Coimbra: Junta de Investigações do Ultramar, 1973. 51 p. Sep. da Revista da Universidade de Coimbra, v. 23.
FARINHA, António Dias - "Os portugueses no Golfo Pérsico: 1507-1538: contribuição documental e crítica para a sua história". Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1991.159 p., [1] f. il.. Sep. de Mare liberum: revista de história dos mares, nº 3 (1991).
Creation date
23/07/2009 00:00:00
Last modification
16/05/2016 09:16:41