Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Crónica de D. João II, por Rui de Pina

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/CRN/19
Title type
Atribuído
Descriptive dates
[15--]
Dimension and support
1 liv. ([2], 65 (201-265) f.; 525 x 365 x 40 mm); perg., guardas em papel
Scope and content
Nome do autor: Pina, Rui de. Cronista mor e guarda-mor da Torre do Tombo (24/06/1497).

Crónica dirigida ao rei D. Manuel, que a mandou escrever a Rui de Pina. O cronista testemunhou e participou directamente em alguns dos feitos relatados na crónica.

No f. 201 (primeiro deste volume) iluminado com cercadura, foi representado Cristo coroado de espinhos (em cima ao centro), a cruz da Ordem de Cristo (em baixo), e depois do começo do prólogo, a cena do monarca a receber a crónica das mãos do cronista. No f. 203, começa a crónica com referência à morte de D. Afonso V, ao lugar da sepultura, à sua descendência, e ao levantamento do rei D. João II. No pé do referido fólio, foi representado o pelicano (empresa do rei), e o mote.

Códice iluminado, combinando tarjas e capitais iluminadas, títulos a vermelho, texto escrito a duas colunas.

Tem tabuada.
Access restrictions
Documento sujeito a autorização para consulta e a horário restrito.
Physical location
Crónicas n.º 19

Previous location
357
Language of the material
Português
Other finding aid
Cronicões, crónicas e cronistas na Torre do Tombo: guia de exposição 15 de Jun. 1993. - Lisboa: Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, 1993. P. 10.

Da História ao documento. Do documento à História: guia de exposição 16 de Mar. 1995. - Lisboa: Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, 1995. P. 6.

A iluminura em Portugal: guia de exposição 21 de Dez. 1990 - Lisboa: Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, 1990. N.º 60.

Inventário da documentação guardada na casa forte, L 573, p. 52.
Alternative form available
Crónicas de Rui de Pina, coligidas por Fr. Lucas de S. Joaquim Pinheiro, religioso de S. Paulo, Manuscritos da Livraria n.º 981, p. 415 a 561.

Portugal, Torre do Tombo, mf. 600
Related material
Antecessora: A numeração da Crónica de D. João II tem início na Crónica de D. Afonso V: PT-TT-CRN/17

Paralelas:

Crónica de D. João II, de Garcia de Resende, Manuscrito da Livraria n.º 985

Relatos sobre o Príncipe D. João na Crónica dos reis desde o Senhor D. Dinis até o Senhor D. João II, Crónica do "Dozeno Rei de Portugal", OS/CP 353, fl. 68v.º-88v.º

Crónica dos reis desde o Senhor D. Dinis até o Senhor D. João II, Crónica do "Trezeno Rei de Portugal" OS/CP 353, fl. -88v.º-176v.º, 178.

Relatos sobre o Príncipe D. João nas Crónicas de Rui de Pina, coligidas por Fr. Lucas de S. Joaquim Pinheiro, religioso de S. Paulo, Manuscritos da Livraria n.º 981, p. 111 a 414.

Outras crónicas de D. João II, existentes na Torre do Tombo:

Choronica que trata da vida e grandissimas virtudes e bondades, magnanimo esforço, excellentes costumes & manhas & claros feytos do Christianissimo Dom João ho Segundo... Exemplar existente no IAN/TT: Série Preta n.º 360.

Chronica do Principe Dom Ioam, Rei que foi destes Regnos segundo do nome, em que summariamente se trattam has cousas sustançiais que nelles aconteçerão... Exemplar existente no IAN/TT: Série Preta n.º 359. Tem a página de título assinada pelo autor.

Ver também Série Preta n.º 3695 CF.
Publication notes
ALBUQUERQUE, Martim de - "A Torre do Tombo e os seus tesouros. Edição patrocinada por Alcântara, Sociedade de Empreendimentos Açucareiros, S A, no ano do seu centenário, 1890-1990. Lisboa: Edições INAPA, 1990. P. 250-251. Publica o fólio do prólogo e o do começo da crónica.
"Crónicas de Rui de Pina: D. Sancho, D. Afonso II, D. Sancho II, D. Afonso III, D. Dinis, D. Afonso IV, D. Duarte, D. Afonso V, D. João II" / Introd. e rev. M. Lopes de Almeida. Porto: Lello & Irmão, 1977. (Tesouros de literatura e de história). Exemplar existente na Torre do Tombo, Biblioteca, Série Vermelha n.º 8262.
"Primeira parte da Crónica de D. João I por Fernão Lopes" / Introd. de A. Braamcamp Freire. Lisboa: Edição do Arquivo Histórico Português, 1915. P. VIII. Contém descrição da Crónica de D. João II. Edição numerada, exemplar n.º 1: Torre do Tombo, Biblioteca, Série Vermelha 921.
SERRA, José Correia da - "Collecção de livros ineditos da historia portuguesa dos reinados de D. Affonso V, a D. João II...". Lisboa : Academia Real das Sciencias, 1790-1793. V. 2, p. 5-204. Exemplar existente na Torre do Tombo, Biblioteca, Série Preta 6030 (2). Para esta edição foram utilizados o exemplar da Torre do Tombo e a crónica do Mosteiro de S. Bento de Lisboa.
Notes
Título formal tirado do primeiro fólio da tavoada. Título formal (tirado do prólogo): "Crónica do mui excelente rei D. João ... dos reis o terdécimo e deste nome o segundo de Portugal e dos Algarves...e primeiro Senhor intitulado de Guiné".

Nota ao campo Âmbito e conteúdo: referência à participação do cronista em alguns dos acontecimentos relatados tirada de SERRA, José Correia da - Collecção de livros ineditos da historia portuguesa... Introdução, p. 3.

Nota ao campo Nota de Publicação: SERRA, José Correia da - "Collecção de livros ineditos da historia portuguesa ... Tem descrição disponível em http://purl.pt/307.

Nota ao campo Existência e localização de cópias: a citada Crónica dos reis desde o Senhor D. Dinis até o Senhor D. João II, OS/CP 353, refere o Mosteiro de Santos, o Hospital Grande de Lisboa, a celebração das Horas Canónicas na sua capela tal como eram celebradas na Sé, entre outros assuntos.

Este documento esteve patente na exposição "Cronicões, crónicas e cronistas na Torre do Tombo", patente na Torre do Tombo em 1993.

Documento seleccionado para a exposição virtual "D. Manuel I: 500 anos da morte". [Em linha]. [Consult. 13 Dez 2021]. Disponível em WWW:



ttonline_tesouros_cronicas
Creation date
27/01/2011 00:00:00
Last modification
03/04/2024 14:44:54