Crónicas

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/TT/CRN
Title type
Atribuído
Descriptive dates
[1500-1610]
Dimension and support
25 liv.; perg., papel
Biography or history
Género narrativo complexo, com múltiplas funções que se podem sobrepor ou que se vão transmutando, umas de carácter mais directo, em que a crónica assume uma "função mnésica", surgindo como a fixação de um testemunho privilegiado, porque presencial, sobre uma pessoa ou acontecimento particularmente importantes; outras, de carácter mais indirecto, como a função estético-literária, em que o acontecimento relatado recebeu um valor acrescido por ter sido "bem narrado", segundo categorias literárias adoptadas; outras, ainda, de carácter mais subtil, em que a narrativa se transmuta num discurso de justificação do relatado, revestindo a crónica, deste modo, uma função legitimadora, não surpreende, dada a sua potencialidade funcional, que desde cedo se registe a existência de literatura cronística na Torre do Tombo. Numa carta de 2 de Março de 1526, Tomé Lopes, escrivão servindo de guarda-mor, resumiu para o rei D. João III todallas escrituras e cousas necessarias que nesta Torre andassem, referindo, no decurso da exposição, todollos livros das crónicas dos Reys passados até el Rei Dom João 2.º; no Inventario dos Livros e Maços e Documentos, elaborado por João Pereira Ramos de Azeredo Coutinho em 1776, são descritos Dezasseis livros de marca grande das Chronicas dos Senhores Reys, todas atribuídas a cronistas régios, nomeadamente Fernão Lopes, Gomes Eanes de Zurara, Rui de Pina, Damião de Góis e Duarte Galvão. Posteriormente foram recolhidas crónicas reais provenientes do Mosteiro de Santa Maria de Belém, e as Lendas da índia e as Crónicas de Portugal e Índia de Gaspar Correia. O valor das crónicas que integram esta colecção não é homogéneo, nela se incluindo monumentos históricos, humanos e literários, como aquelas que foram escritas por Fernão Lopes e Gaspar Correia, até cópias anónimas, sem valor histórico nem literário, como sucede com as "Crónicas de Belém". A qualidade e fidelidade de algumas destas crónicas manuscritas fizeram delas instrumentos linguísticos para a fixação do texto original.
Custodial history
A história custodial desta colecção é idêntica à do conjunto de fundos conhecidos por "Arquivo da Casa da Coroa". Por ser uma das colecções mais antigas, a sua história acaba por se confundir com a do Real Arquivo.

Iniciada no reinado de D. Manuel, a avaliar pelo tipo de iluminuras, escrita, e prólogos dedicados a D. Manuel, esta colecção permaneceu, na, então, designada torre albarrã do Castelo de S. Jorge, até ao terramoto de 1755.

Após o infeliz evento, o património salvo do Real Arquivo foi guardado numa barraca de madeira, onde permaneceu até 1757, data em que foi transferido para o mosteiro de S. Bento da Saúde.

No final do século XVIII, o guarda-mor João Pereira Ramos de Azeredo Coutinho mandou elaborar um inventário do Real Arquivo para facilitar as pesquisas, por um lado, para tomar conhecimento dos seus fundos, por outro. Este inventário foi dividido em seis partes distintas, abarcando todas as colecções e fundos que integravam o Arquivo da Casa da Coroa, incluindo dezasseis livros das crónicas dos reis de Portugal.

Posteriormente, foram ainda recolhidas crónicas reais provenientes do Mosteiro de Santa Maria de Belém, as Lendas da Índia e as Crónicas de Portugal e Índia de Gaspar Correia.

Com o advento do Liberalismo, e a consequente transformação do Arquivo Real em Nacional, esta documentação passou a fazer parte do património arquivístico do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Em 1990, no âmbito da reinstalação do Arquivo Nacional da Torre do Tombo a Colecção das Crónicas foi transferida para as actuais instalações.

Em 2007, no âmbito da rearrumação da documentação guardada na Casa Forte foram retirados desta colecção os quatro volumes das 'Lendas da Índia' de Gaspar Correia (que permaneceram com cota de CF), e o fac-símile da Crónica de D. João I por Fernão Lopes.
Scope and content
Narrativas e testemunhos sobre aspectos pessoais, políticos e administrativos dos reis de Portugal e da conquista e ocupação do Oriente pelos portugueses: África Oriental, península Arábica, Índia, península Malaia e Sueste Asiático.

A colecção inclui as crónicas de D. Afonso Henriques, por Duarte Galvão; D. Sancho I, D. Afonso II, D. Sancho II, D. Afonso III, D. Dinis e D. Afonso por Rui de Pina; D. João I, por Fernão Lopes e Gomes Eanes de Zurara; D. Duarte e D. Afonso V por Rui de Pina; D. João II, prólogo de Rui de Pina; D. Manuel, por Damião de Góis; Crónicas de Belém; Crónica de Portugal, de Rui de Pina; Crónicas Portuguesas Antigas, de Fernão Lopes e Rui de Pina.
Arrangement
Ordenação cronológica.
Access restrictions
Documentação sujeita a autorização para consulta e a horário restrito.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade da Torre do Tombo e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Other finding aid
Guias e Roteiros:

AZEVEDO, Pedro A. de; BAIÃO, António - "Chronicas dos nossos reis". in O Arquivo da Torre do Tombo: sua história, corpos que o compõem e organização. Lisboa: ANTT; Livros Horizonte, 1989. (Fac-Símile). p. 117-118. Reprodução fac-similada da edição de 1905.

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Crónicas". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Instituições do Antigo Regime, Administração Central (1). Coord. José Mattoso [et al.]; elab. Maria do Carmo Dias Farinha; António Frazão; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 1998. vol. 1. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-42-0..p. 91-93. Acessível no IAN/TT, IDD (L.602).

Inventários:

COUTINHO, João Pereira de Azeredo - Núcleo Antigo: inventário. [Manuscrito]. 1776. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L. 299A).

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Inventário de algumas espécies da Casa Forte.[195-?]. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (C. 266 e 266-1).

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Inventário da documentação guardada na Casa Forte. [Dactilografado]. 1994. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L. 573).

Catálogos:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Livros de diversos núcleos do século XVI a XIX: catálogo [Manuscrito]. [19--]. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (C. 519A).
Alternative form available
Portugal, Torre do Tombo - cópia de consulta, em microfilme, da quase totalidade da colecção; em formato digital, de 9 documentos disponíveis em http://ttonline.iantt.pt/tesouros.htm.

Portugal, Torre do Tombo - cópia paleográfica das Crónicas Portuguesas Antigas e Crónicas de Belém.
Related material
Relação genérica: Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria
Publication notes
BASTO, Artur de Magalhães - "Estudos: cronistas e crónicas antigas: Fernão Lopes e a Crónica de 1419". Acta Universitatis Conimbrigensis. Coimbra, 1959.
CORREIA, Gaspar - Crónicas de D. Manuel e de D. João III até 1553. Leitura, introdução, notas e índice por José Pereira da Costa. Lisboa: Academia das Ciências, 1992.
GALVÃO, Duarte - Cronica del rey Dom Affonso Henriquez. Partial critical edition with introduction and notes by A. R. Nykl. Cambridge: [s.n.], 1942.
GÓIS, Damião de - Cronica do felicissimo rei D. Manuel. Nova edição conforme a primeira de 1566. Coimbra: Acta Universitatis Conimbrigensis, 1949-1955. 4 vol.
Inéditos de História Portuguesa. Lisboa: Academia Real das Ciências, 1816. t. 4.
LOPES, Fernão - Cronica del-Rei Dom Joham I: Parte Primeira. Ed. por A. Braamcamp Freire. Lisboa: Imprensa Nacional, 1968.
LOPES, Fernão - Cronica del-Rei Dom Joham I: Parte Segunda. Ed. por William J. Entwistle. Lisboa: Imprensa Nacional, 1973.
PINA, Rui de - Chronica d'El-Rei D. Duarte. Publicação de Alfredo Coelho de Magalhães. Porto: ed. Renascença Portuguesa, 1914.
PINA, Rui de - Crónica de el-rei D. João II. Nova ed. com prefácio e notas de Alberto Martins de Carvalho. Coimbra: Atlântida, 1950.
PINA, Rui de - Crónicas de D. Sancho I, D. Afonso II, D. Sancho II, D. Afonso III, D. Dinis, D. Afonso IV, D. Duarte, D. Afonso V, D. João II. Introd. e revisão por M. Lopes de Almeida. Porto: Lello e Irmão, 1977. (Tesouros da Literatura e de História).
PORTUGAL. Arquivos Nacionais/Torre do Tombo - Cronicões, crónicas e cronistas na Torre do Tombo: guia da exposição. Introd. de Jorge Borges de Macedo. Lisboa: Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 1993.
PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - TT Online [em linha]. Lisboa: IAN/TT, 2005- .[consult. 13 de Nov. 2006]. Actualização diária. Tesouros da Torre do Tombo. Disponível em http://ttonline.iantt.pt/tesouros.htm . Imagens digitais de documentos da Colecção de Crónicas.
SERRÃO, J. Veríssimo - Historiografia Portuguesa. Lisboa: [s.n], 1972-1974. 3 vol.
ZURARA, Gomes Eanes de - Crónica da tomada de Ceuta por El-Rei D. João I. Lisboa: Academia das Ciências, 1915.
Notes
Nota ao campo da Localização de Cópias:

As Crónicas Portuguesas Antigas incluem cópias de finais do século XVI, começo do século XVII, das crónicas de D. Dinis e D. Afonso IV, de autoria de Rui de Pina; D. Pedro I e Fernando I, atribuída a Fernão Lopes; as Crónicas de Belém são cópias anónimas provenientes de cartórios de conventos.
Creation date
03/08/2009 00:00:00
Last modification
28/03/2016 11:09:42
Record not reviewed.