Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Crónica de D. Manuel I: partes I e II, por Damião de Góis

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/CRN/20
Title type
Atribuído
Date range
1558 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
[post. 1558]
Dimension and support
1 liv. (130 f.); perg
Scope and content
Inclui a tabuada dos capítulos da primeira parte da Crónica.

No Capítulo 25 "De como el Rei assentou de dar forais novos a todos os lugares do Reino, e o modo que nisso teve" (f. 12), Damião de Góis escreve que o rei estava em Évora, e "havendo respeito às muitas dúvidas que cada dia, recreciam no Reino, e demandas que se ordenavam por caso das várias interpretações que letrados davam aos forais velhos, determinou de os mandar fazer de novo, e lhes dar a cada um sua verdadeira declaração, para cada lugar do reino ter o seu, e assim também mandou lançar o treslado autêntico de todos na Torre do Tombo, onde ao presente estão.

Para esta tamanha obra e dúvidas que pudessem recrecer, nela ordenou letrados, que as averiguassem quando necessário fosse, e em especial deu cargo a Fernão de Pina, cavaleiro de sua casa, homem bem entendido que fosse por todo o Reino com poderes seus, e provisões, para todas as cidades, vilas e concelhos lhe entregarem os forais velhos por que se regiam, no que andou assaz de tempo, posto que não fosse tanto quanto requeria a grandeza da obra, por ser muito trabalhosa e ter necessidade de muitos testemunhos e informações, de posses e usos antigos, pelo que Fernão de Pina a não pôde acabar sem dela recrecerem muitas dúvidas, que até o presente, se não puderam determinar, nem na Relação nem na Fazenda do Reino, àquelas pessoas que com seus senhorios sobre os tais foros trazem demanda, nem menos aos senhorios que com seus vassalos andam sobre o mesmo caso em pendenças, mas a estes enleios lhe deu por ventura azo o concerto que o Rei com ele fez, prometendo-lhe que se lhe desse todos estes forais feitos e acabados dentro um certo tempo, que lhe fazia por isso mercê de quatro mil cruzados, como fez, além do salário e mantimento que lhe ordenou para ele, e para as pessoas que com ele serviram todo o tempo que nisso andou.

A cobiça da qual mercê foi causa do que disse, e de o dito Fernão de Pina fazer cinco livros, que na Torre do Tombo andam, destes forais, cada um de sua comarca, a saber, 'Estremadura', 'Alentejo', 'Além Douro", 'A Beira', 'Trálos Montes', por tal ordem e tão abreviados, que seria necessário fazerem-se destes, outros de novo, em que se pusesse por extenso o que ele (por ganhar tempo) ordenou, de maneira que se não pode deles dar despacho às partes, senão com muito trabalho" (f. 12 v.).
Access restrictions
Documento sujeito a autorização para consulta e a horário restrito.
Physical location
Crónicas n.º 20
Original numbering
Armário 11 da Casa da Coroa
Previous location
360
Language of the material
Português
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 2770
Notes
Este documento esteve na exposição "Cronicões, crónicas e cronistas na Torre do Tombo", patente na Torre do Tombo em 1993.

Documento seleccionado para a exposição virtual "D. Manuel I: 500 anos da morte". [Em linha]. [Consult. 13 Dez 2021]. Disponível em WWW:
Creation date
27/01/2011 00:00:00
Last modification
03/04/2024 14:44:54