Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

"D. João III, D. Catarina, D. Sebastião. Bispo de Viseu, D. Miguel da Silva. Cartas e papéis..."

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CSV/3
Title type
Formal
Date range
1499 Date is uncertain to 1568 Date is uncertain
Descriptive dates
1499; 1524; 1545; 1547-1559; 1561; 1568
Dimension and support
1 liv. (531 f.)
Scope and content
Entre os intervenientes, subscritores e destinatários encontram-se: D. Sebastião, D. António Prior do Crato, Dr. Gaspar de Figueiredo, D. Álvaro de Castro, Luís de Mendanha, rainha D. Catarina, Miguel de Moura, D. João da Cunha, Francisco de Mesquita, cardeais pontifícios, papa Júlio III, D. Francisco de Noronha, D. Nuno Manuel, Cardeal Santa Fiora, João Rodrigues Correia, Duque de Bragança, Diogo Lopes de Sousa, Honorato João (mestre de D. Sebastião), Gaspar de Teive, Conde de Melito, D. Álvaro da Costa, Francisco de Barros, Conde de Feria, Aquiles Estaço, D. Fernando Martins Mascarenhas, D. Duarte de Almeida, Duque de Sabóia, D. Pedro da Cunha, D. Guiomar de Melo, D. Estêvão da Gama, João Rodrigues Correia, Duque de Aveiro, Barão de Alvito, Dr. Francisco Coelho, Jorge Pimentel, Baltasar de Faria, D. Fernando de Meneses, Diogo Lopes de Sousa, Francisco Barreto, Pantaleão Rebelo, Martim Afonso de Sousa, André Soares.

A documentação aborda alguns dos seguintes assuntos: relações entre D. Sebastião e D. António Prior do Crato, relações diplomáticas com Espanha (envio de embaixadores, notícia da chegada à Índia), com a França (armadas francesas, questões do corso, compra de cereal), com a Inglaterra (envio de embaixadores), com Roma (eleição do geral da Ordem de São Francisco, presença portuguesa no Concílio de Trento, caso do Bispo de Viseu D. Miguel da Silva, estabelecimento da Inquisição, subsídio eclesiástico), com o reino de Fez e Argel, concessão de mercês, correições do reino, uso de cavalos e armas, felicitações vária e condolências por morte, reforma das ordens eclesiásticas, resgate de cativos, regência de D. Catarina e do Cardeal Infante D. Henrique, contrato da pimenta, norte de África (Mazagão, Ceuta, Fez, Tânger) e Índia, Brasil (explorações para o interior).

Inclui as seguintes tipologias documentais, entre outras: minutas de cartas, de cartas credenciais e instruções a embaixadores.

O papel apresenta algumas marcas de água: barco (f. 415), serpente coroada (f. 387, 382) bola/globo (f. 380). Foi efetuada uma cópia das 2 Minutas da carta de D. Manuel aos Reis Católicos sobre a chegada à Índia (fls 513 a 515).
Access restrictions
Os f. 513 e 515: 2 Minutas da carta de D. Manuel aos Reis Católicos sobre a chegada à Índia estão sujeitos a autorização para a consulta e a horário restrito.
Physical location
Colecção de São Vicente, liv. 3
Type of container
Outro
Alternative form available
Cópia em microfilme. Portugal, Torre do Tombo, mf. 521, 521A e mf. 3678
Creation date
17/05/2010 00:00:00
Last modification
24/01/2024 11:43:00
Record not reviewed.