Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Livro 12

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CSV/12
Title type
Atribuído
Date range
1549 Date is uncertain to 1691 Date is uncertain
Prominent dates
Predominantemente 1647 a 1670
Dimension and support
1 liv. (896 f.)
Custodial history
O códice encontra-se desmembrado.
Scope and content
Trata-se de um códice factício onde se podem encontrar documentos tipologicamente diversos, entre os quais muitas cartas.

Entre os intervenientes, subscritores e destinatários encontram-se: Pedro Vieira da Silva, Bastião de Morais, Conde de Atouguia (governador da Índia), Pedro Alvares Correia, Vicente Queimado, D. Sebastião, D. Branca de Ataíde da Gama, Filipe IV, Matias de Albuquerque, João da Silva Telo, Fernão Cabral (nomeação para o cargo de Chanceler-mor do reino), D. Martinho de Sousa e Meneses (copeiro-mor), governadores do reino, Gaspar Faria de Severim, D. Francisco de Melo, Fr. Francisco de Santo Agostinho, André Furtado de Mendonça, D. Afonso VI, Francisco Pereira da Cunha (secretário de guerra), Sebastião César de Meneses (inquisidor-geral, bispo de Coimbra, arcebispo eleito de Lisboa), licenciado Feliciano Dourado, Jerónimo Nunes da Costa, Fr. António Brandão (abade geral de Alcobaça, arcebispo eleito de Goa), desembargador João Carneiro de Morais, António de Sousa Macedo (secretário de estado), Fr. Luís de Sousa, Francisco de Melo (embaixador a Inglaterra), Francisco vieira de Figueiredo, Conde de Monsanto, Conselho da Fazenda, Manuel Preto Valdez, Fr. Francisco Brandão, Duque de Aveiro, Fr. Domingos do Rosário, Pedro Vieira da Silva.

A documentação aborda alguns dos seguintes assuntos: correspondência (originais), “ordem que os pilotos devem guardar na viagem da carreira da Índia”(p. 244), Junta do Comércio geral do Brasil, correspondência diplomática, instruções a enviados, a França, governo da Índia, eleição do vice-rei, ida da Infanta D. Maria a Castela, coisas de África, governo eclesiástico (arcebispado de Évora), acto de juramento a D. João IV, relações diplomáticas com a Holanda (desistência das praças na Índia), questão de Olivença, introdução dos Agostinhos Descalços em Portugal, Tratado de Liga Ofensiva e Defensiva entre França e Portugal, nomeações para cargos e ofícios, Holandeses na China, Tartaria, ilhas Molucas, situação e estado de Macau, Mazagão, deposição de D. Afonso VI, procissão do Corpo de Deus.

Inclui as seguintes tipologias documentais, entre outras: assentos do Conselho de Estado, instruções, cartas, apontamentos, petições, requerimentos, cartas credenciais.

Physical location
Colecção de São Vicente, liv. 12
Type of container
Outro
Alternative form available
Cópia em microfilme. Portugal, Torre do Tombo, mf. 123
Creation date
17/05/2010 00:00:00
Last modification
24/01/2024 11:42:59