Available services

Autos cíveis de embargos a um precatório avocatório em que é embargante António Gaudêncio de Matos e Lemos e embargados Rosa Maria da Cunha e seu marido, de Moimenta da Serra, termo de Gouveia, irmã e herdeira do padre José António Aquaresma de Carvalho e Lima

Description level
File File
Reference code
PT/TT/JOLSB/B-F/0204/00005
Title type
Atribuído
Date range
1824 Date is certain to 1825 Date is certain
Dimension and support
80 f.; papel
Scope and content
A ação prende-se com o cartório por onde devem correr os autos. O processo correu primeiro pela repartição do Meio escrivão José Severino de Macedo e escrivão António Gaudêncio de Matos e Lemo e pela repartição de Alfama.

A primeira petição do processo é de Manuel António da Fonseca como testamenteiro de D. Ana Gertrudes da Graça e Castro, falecida a 23 de Abril de 1824 sobre o inventário a fazer dos bens desta. Os bens que ficaram foi dinheiro amoedado, peças de ouro e prata, diamantes e outras pedras de valor, bens móveis, semoventes e de raiz, dívidas ativas e passivas. D. Ana Gertrudes da Graça e Castro fora casada com Joaquim José da Costa de quem se divorciara e que se encontrava demente. Ficou uma filha chamada Antónia, à data com 12 anos e recolhida no convento das Sileria. D. Ana Gertrudes da Graça e Castro da sua terça instituiu seu universal herdeiro o padre José António Quaresma de Carvalho Lima e Castro. A 2ª petição é de António Borges de Leão que refere a administração da casa do demente Joaquim José da Costa da qual era juiz o provedor dos órfãos e o inventário dos bens da mulher deste, sendo o suplicante credor do padre José António Quaresma de Carvalho Lima e Castro pedindo que se remetam os autos à repartição do Meio escrivão António Gaudêncio de Matos e Lemos.
Physical location
Feitos Findos, Juízo dos Órfãos de Lisboa, mç. 204, n.º 5
Previous location
Feitos Findos, Fundo Geral A mç 358
Language of the material
Português
Creation date
01/02/2008 00:00:00
Last modification
27/01/2023 12:11:21