Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento do Salvador de Braga

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00017
Title type
Atribuído
Date range
1858 Date is certain to 1928 Date is certain
Dimension and support
1 proc., 4 plantas (713 f.); papel
Scope and content
O Convento foi extinto em 5 de Fevereiro de 1893, por morte da última religiosa D. Teresa Máxima do Espírito Santo.

Contém inventários da descrição e avaliação do edifício do Convento, dos bens imóveis (prédios rústicos e urbanos) e dos bens móveis, rendimentos, foros, prazos, apólices, padrões, alfaias, objectos de culto e profanos, mapas do pessoal do convento, de rendimentos (1856), de despesa, de recolhidas, de dívidas activas e passivas.

Os primeiros inventários datam de 1858, ainda durante a administração dos bens do Convento pelas religiosas.

Na inventariação do edifício e anexos, participaram a madre abadessa D. Rita Hermínia do [Empirium?], Manuel António Álvares Pereira, desembargador vigário geral do arcebispado, João Pereira de Barros, funcionário da Repartição de Fazenda e os louvados.

Inclui o inventário geral dos bens móveis, imóveis, foros, capitais mutuados e mais valores do extinto Convento, datado de 1893.

O cartório compunha-se de inscrições de assentamento da dívida interna, apólice de fundos emprestados do Real Erário de Lisboa em 1797, padrões do almoxarifado do Reguengo de Guimarães, escrituras de emprazamentos, censos, entre outros.

Os livros e manuscritos existentes no suprimido Convento da Ordem de São Bento, desnecessários à Fazenda Nacional, foram entregues a Tomás Lino da Assunção, Inspector Interino das Bibliotecas e Arquivos Públicos, em 21 de Fevereiro de 1893.

Contém também o termo de entrega de parte do espólio do Convento à Academia das Belas Artes e Arqueologia de Lisboa, entre outros.

Integra documentação acerca da concessão de parte do edifício e cerca, à Associação de

Beneficência do Distrito de Braga, em 1893, para fundar o Asilo de Mendicidade, destinado a recolher pessoas de ambos os sexos, promovendo o estabelecimento de creches, casas de correcção, e trabalho para raparigas e rapazes abandonados ou vadios, asilos, albergues noturnos e outros institutos.

Compreende o livro dos Estatutos da Associação de Beneficência do Distrito de Braga, Braga: Tipografia Camões. 1890, 36 p., entre outros documentos da Associação.

Reúne a planta do terreno da cerca do extinto Convento necessário para a regularização do Campo do Salvador e a construção de um mercado de cereais, enviada pela Câmara Municipal de Braga, uma planta do terreno e casa pretendidos pela Junta da Paróquia da freguesia de São Salvador de Vitorino das Donas, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo para a construção de um cemitério, e uma planta do terreno da cerca do Asilo de Mendicidade de Braga, entre outros.

A documentação menciona bens situados nos concelhos de Braga, Barcelos, Vila Verde, Ponte de Lima.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento do Salvador de Braga, cx. 1885
Original numbering
IV/I/48 (1) a IV/I/48 (12) - caixa 25
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
11/07/2016 13:38:21