Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora da Nazaré do Mocambo de Lisboa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00083
Title type
Atribuído
Date range
1856 Date is certain to 1916 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (216 f.); papel
Custodial history
O documento com a cota IV/A/37(1), foi integrado na caixa 88 do Convento das Trinas do Mocambo, de Lisboa, por lhe pertencer, de acordo com uma nota manuscrita datada de Junho de 1984, arrumada na caixa 108-A.
Scope and content
O Convento pertencia à Ordem de São Bernardo, estava situado no 4.º Bairro de Lisboa. Foi extinto em 16 de Abril de 1909, por morte da última religiosa professa, D. Carolina Augusta de Castro e Silva.

Em 28 de Maio de 1909, o administrador do concelho Lucas Duarte, o escrivão da Fazenda, Rafael da Paz Furtado, e oficial de diligências João Rodrigues de Melo, deslocaram-se a casa de D. Maria Emídia da Silva Barbosa, na freguesia de Odivelas, sobrinha da religiosa falecida, na qual residia desde a extinção do Convento de Odivelas, a 14 de Janeiro de 1887, a fim de tomarem posse dos bens do Convento da Nazaré, nomeadamente títulos, livros e mais documentos.

Do espólio, destaca-se uma carta régia de 16 de Agosto de 1776, da doação de um terreno no sítio de Palhais, em Setúbal, ao Mosteiro de Nossa Senhora da Nazaré, carta régia de 19 de Setembro de 1769, da doação do colégio e cerca em Setúbal, que foi dos Regulares da Companhia de Jesus.

Contém inventários de descrição e avaliação de bens imóveis (rústicos e urbanos) e dos bens móveis, foros, prazos, mapas de dívidas activas e passivas, bens e rendimentos, despesa (1856).

Inclui a minuta e o inventário do Convento de religiosas da Nazaré (1859).

Em 30 de Setembro de 1859, no âmbito da inventariação dos bens, o desembargador João de Deus Antunes Pinto, Joaquim António Gonçalves, escrivão da Fazenda, compareceram no Convento de São Dionísio de Odivelas. Foram recebidos por D. Carolina Augusta de Castro e Silva, freira professa da Ordem de São Bernardo, administradora da Nazaré, na parte interior da grade.

A religiosa professou em 1831, quando tinha 16 anos de idade, no Mosteiro de Nossa Senhora da Nazaré do Mocambo, em Lisboa, ali também professaram D. Anacleta Justa do Carmo Semedo, e D. Maria Matilde dos Anjos. A primeira, residia com ela no Convento de Odivelas, e a segunda residia no Convento de São Bernardo de Portalegre.

Em virtude do estado de ruína em que se encontrava o edifício da Nazaré, foram mandadas transferir para o Convento das Trinas de Mocambo, e dali, a seu pedido, foram incorporadas no Real Convento de Odivelas, na condição expressa de administrarem as suas rendas, e de não se confundirem os bens de cada convento.

Reúne processos de avaliação de foros, de prédios urbanos, entre outros.

A documentação menciona bens nos concelhos de Lisboa, Belém, Setúbal, Mafra, entre outros.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora da Nazaré do Mocambo de Lisboa, cx. 1995
Original numbering
IV/A/37 (5) a IV/A/37 (10) - caixa 108-A
Language of the material
Português
Notes
Documento selecionado para o projeto "Lx Conventos: Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4703/2012). Este projeto tem como Instituição Proponente o Instituto de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu entre Maio de 2013 e Abril de 2015.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
12/07/2016 10:19:33