Available services

Inventário de extinção do Convento do Salvador do Vairão da Maia do Porto

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00094
Title type
Formal
Date range
1856 Date is certain to 1932 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
O Convento pertencia à Ordem de São Bento, e estava situado no lugar e freguesia de Vairão, concelho de Vila do Conde, Diocese do Porto. Foi extinto em 10 de Dezembro de 1891, por morte da última religiosa.

Em 15 de Dezembro de 1891, a Fazenda Nacional tomou posse do Convento de São Bento de Vairão, e mais pertenças.

Foi criada uma comissão para examinar e avaliar os objectos artísticos do espólio, dos Conventos de Santa Eufémia de Ferreira de Aves, e do Convento do Santíssimo Salvador do Vairão, sendo nomeado para desempenhar essa função, António José Nunes Junior, professor da Academia Real das Belas Artes.

Inclui os autos para posse provisória e entrega de bens - igreja, sacristia e dependências necessárias à fábrica da igreja, alfaias, paramentos, vasos sagrados, imagens e mais objectos de culto, e profanos - à Junta da Paróquia da freguesia de Vairão, em 22 de Junho de 1895, relação com a descrição e avaliação dos respectivos objectos.

Contempla autos de posse provisória das casas do capelão, procurador e médico anexas ao edifício do extinto Convento, bem como os coros da igreja, pela Associação Auxiliar da Missão Ultramarina - para serviço exclusivo do Instituto de catequistas, mestras, enfermeiras e auxiliares dos serviços missionários com destino ao Padroado do Oriente -, na pessoa de D. Clara Ana Maria Petenello, superiora das Irmãs do Padroado do Oriente, e representante da referida Associação, em 22 de Junho de 1895.

Integra o Decreto de 17 de Abril de 1895, a carta da Casa Civil de S. M. el-rei, de 23 de Março de 1895, autos de petição para suspensão de arrematação de rendas, auto de posse provisória da cerca e mais bens mobiliários do extinto Convento à Associação Auxiliar da Missão Ultramarina (1894), autos de avaliação de foros

Integra documentação do barão de Rio Ave, do visconde de Sanches de Baena, a cópia do caderno n.º 4 do inventário dos títulos de Crédito Público e das escrituras de empréstimo feito com fundos do Convento (1858), da descrição das alfaias e objectos preciosos, entre outros.

Compreende os autos de inventário do Convento e Casa religiosa de São Salvador de Vairão, concelho da Maia, feito por Augusto Artur Marques de Figueiredo, aspirante da Repartição de Fazenda do distrito do Porto, participou também a prelada D. Maria Antonieta da Fonseca e Castro (1857).

O cartório era constituído por um livro do tombo antigo de 1500, tombos de bens e propriedades situadas em Vila Real, Chaves, e Murça, da província de Trás-os-Montes, livros de prazos antigos de várias freguesias, livro de recibo do celeiro, uma saquinha com

pergaminhos e outros documentos pertencentes à Igreja de Serzedelo, com bulas pontifícias, documentos de provisões e privilégios reais, Bulas do papa Leão X, entre outros.

Contempla o inventário elaborado em 1856, e o termo adicional ao qual se procedeu por falecimento da última religiosa (1892). Consta a descrição e avaliação dos prazos, das propriedades rurais, nome dos enfiteutas, foros, rendimento, data dos respectivos títulos e tabeliães.

Inclui mapas de despesa, pessoal do Convento (1856), descrição e avaliação de propriedades rurais e urbanas (1858), cópias de termos de arrendamento de casas, listas de bens para arrematação (impressas), entre outros.

Foram desamortizados bens nos concelhos de Vila do Conde, Famalicão, Bairro Ocidental do Porto, Póvoa do Varzim, Paços de Ferreira, Maia, Lousada, Guimarães, Vila Verde, Amares, Braga, entre outros.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento do Salvador de Vairão da Maia do Porto, cx. 2019 e 2020
Original numbering
IV/A/6 (1) a IV/A/6 (97) - caixa 123 e 123-A
Language of the material
Português
Related material
Relação completiva:

Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, Convento de São Bento de Avé Maria do Porto, cx. 2037, código de referência: PT-TT-MF/DGFP/E/2/98.
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
26/04/2021 12:04:04