Available services

Inventário de extinção do Convento de Santa Clara de Vila do Conde do Porto

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00097
Title type
Formal
Date range
1852 Date is certain to 1934 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
O Convento foi extinto em 21 de Maio de 1893, por morte da última religiosa professa soror D. Ana Augusta do Nascimento.

A Fazenda Nacional tomou posse do Convento e mais bens, em 24 de Maio do dito ano.

Contém relações de foros, censos ou pensões correntes para venda, do concelho de Vila do Conde, em conformidade com a Carta de Lei de 13 de Julho e Regulamento de 12 de Dezembro de 1863, inventários e avaliação de foros, listas para venda de foros relativas a diversos conventos extintos (impressas), mapas do pessoal do Convento sendo abadessa D. Luísa Loduvina da Conceição (1858), de rendimentos, dívidas activas e passivas, cadernos de descrição de foros, auto do inventário dos bens do real Mosteiro de Santa Clara, descrição e avaliação do edifício do Convento, igreja, dependências, paramentos, entre outros (1857), cópias de certidões da tarifa de géneros feita pela Câmara de Regalados, distrito de Braga, na colheita de 1852.

Inclui dois cadernos do inventário dos bens (rústicos e urbanos) e foros pertencentes ao Real Mosteiro de Santa Clara, no concelho de Lousada, elaborado por Francisco Maria Preto Pacheco (1895, 23 f.); e do concelho de Vila Nova de Gaia (1896, 4 f.).

Integra os cadernos n.º 1 e n.º 2 do inventário dos bens (rústicos e urbanos) e foros pertencentes ao Real Mosteiro de Santa Clara, no concelho de Bouças, elaborados por José Joaquim de Azevedo Moura (1890);

- do 1.º e 2.º Bairro, do Distrito do Porto (1900);

- do concelho de Paços de Ferreira (1901);

- de Penafiel (1900);

- inventário adicional dos bens da comarca de Vila do Conde (1896);

- inventário n.º 1e nº. 2 do concelho de Póvoa do Varzim (1890);

- inventário (1.º fascículo) de Vila do Conde (1890, 393 f.).

Compreende dois cadernos com extractos de escrituras de emprazamentos pertencentes ao inventário geral de foros do suprimido Convento de Santa Clara de Vila do Conde, no concelho de Mondim de Basto, distrito de Vila Real, n.º 1 (1898), bem como o n.º 2 do concelho de Celorico de Basto, distrito de Braga (1898).

Contém o inventário geral de foros pertencentes ao suprimido Convento de Santa Clara, de Vila do Conde, relativos ao concelho e distrito de Braga (1896);

- inventário suplementar dos bens pertencentes ao Convento (1908);

- autos de avaliação de domínios directos;

- inventário dos bens situados no concelho de Barcelos (1895), entre outros.

Inclui o auto do inventário dos bens do Real Mosteiro de Santa Clara, de Vila do Conde, na Província do Minho, participaram António José Hipólito, empregado da Repartição da Fazenda do distrito do Porto, o arcipreste do distrito de Vila do Conde, José Fernandes de Azevedo, a madre abadessa D. Luísa Loduvina da Conceição que apresentou os livros, documentos, títulos e cartório, móveis, alfaias, ornamentos, bens de raiz, papéis de crédito, entre outros. Reporta-se ainda, à descrição do edifício novo do Convento, suas dependências, cerca, igreja, entre outros (26 de Outubro de 1857).

O cartório compunha-se de tombos antigos, alguns feitos pelo Dr. António de Faria Guimarães, da "Memória dos Infantes D. Afonso, D. Sancho e D. Teresa", "Crónica de todos os reis de Portugal, desde o conde D. Henrique até o rei D. Manuel, por seu cronista-mor Duarte Galvão", livros de apresentações de igrejas e benefícios do Mosteiro, apólices e acções da Companhia dos Vinhos do Alto Douro, bem como livros impresso, crónicas do autor frei Manuel da Esperança, o Testamento dos fundadores, a Regra e Constituição da Ordem, entre outros.

Contempla a relação de todos os bens imobiliários e rendimentos do suprimdo Convento de Santa Clara, organizada em face dos respectivos livros, dividida em três cadernos (1895, 182 f.).

Contém também o inventário geral de foros do suprimido convento, situados nas freguesias do concelho de Mondim de Basto, distrito de Vila Real (1898, 107 f.);

- inventário geral de foros (impostos em prédios) do suprimido Convento, situados nas freguesias do concelho de Celorico de Basto, distrito de Braga (1897, 323 f.).

Reúne documentos da Câmara Municipal da Póvoa do Varzim, e de Vila do Conde.

Contempla documentos da Associação Pia e de Beneficência de Santa Clara de Vila do Conde, sendo vice-presidente o padre Valentim José de Faria, cópia dos Estatutos (20 de Maio de 1895).

A Associação estabelecida no edifício do Convento de Santa Clara de Vila do Conde, assegurava o recolhimento, sustentação e tratamento caritativo das pupilas e criadas que serviram as comunidades dos conventos que foram extintos em Portugal, em consequência do falecimento da última religiosa.

Integra o Inventário de todos os bens móveis e dos objectos de uso do culto, e profanos, existentes no suprimido Convento de Santa Clara, assinado por Pedro Leite Pereira de Melo e Alvim (1902). Foram entregues ao Museu Municipal do Porto, Museu Nacional de Belas Artes e Arqueologia, entre outras instituições.

A documentação menciona bens nos concelhos de Vila do Conde, Azambuja, Mondim de Basto, Lousada, Guimarães, Barcelos, Famalicão, Santo Tirso, Vila Verde, Póvoa do Varzim, Lisboa, entre outros.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Santa Clara de Vila do Conde do Porto, cx. 2025 a 2032
Original numbering
IV/A/11 (1) a IV/A/21 (115) - caixa 126, 126-A, 127, 127-A, 128, 128-A, 129, 129-A
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
06/01/2020 11:25:32