Available services

Inventário de extinção do Convento do Bom Jesus de Viseu e do inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora da Assunção de Tabosa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00112
Title type
Formal
Date range
1850 Date is certain to 1933 Date is certain
Dimension and support
1 proc., planta; papel
Scope and content
O Convento foi extinto em 1 de Julho de 1896, por morte da última religiosa da Ordem de São Bento, a 30 de Junho desse ano.

Contempla o inventário de morada de casas, relação de objectos de ouro e prata, relação das senhoras seculares (Maria Carlota de Tovar Faro e Noronha, sua irmã, entre outras) recolhidas, bem como listas para arrematação de foros (impressas), inventários de foros, autos de avaliação de casas, foros, prazos (1855).

Contém o inventário de alfaias e mais objectos preciosos, sendo abadessa Joaquina Cândida de Santo António (1857), da tribuna e altares das capelas do Convento; descrição e avaliação de diversos objectos, arrolamento dos bens móveis e capitais, planta dos terrenos que marginavam a nova rua aberta dentro da cerva do Convento (1897), entre outros.

Contempla documentos do Asilo Visiense da Infância Desvalida, da Câmara Municipal de Viseu.

Inclui documentos da Associação do Sagrado Coração de Maria, documentos, e dois exemplares da brochura dos "Estatutos da Real Confraria de Santo António de Viseu" (associação religiosa e humanitária), Viseu: Tipografia Central. 1894. 17 p., sendo sócios beneméritos a rainha D. Amélia, e seus filhos, o príncipe D. Luís Filipe, e o infante D. Manuel.

O Colégio do Sagrado Coração de Jesus encontrava-se instalado numa parte do edifício do Convento.

Integra o Relatório da visita efectuada ao Convento pelo engenheiro José Maria de Oliveira Simões (1897), bem como a acta sobre a desmembração da Sé Catedral de Viseu, estabelecendo sede da freguesia da igreja do Convento.

Por Carta de Lei de 29 de Julho de 1899, o edifício do Convento, igreja e parte da cerca, foram concedidos à Confraria de Santo António.

Os objectos de culto foram entregues à Academia de Belas Artes, à autoridade eclesiástica, à Junta da paróquia, entre outros.



Compreende também o inventário n.º 497 do Convento de Nossa Senhora da Assunção de Tabosa (caixa 2063 - Congregação de São Bernardo), concelho de Caria, distrito de Viseu.

O Convento foi extinto em 27 de Março de 1850, por morte da última religiosa D. Tomázia Rita Pinto Guedes, sendo os seus bens incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional, em 8 de Agosto de 1854.

Em 1851, D. Maria da Piedade Azevedo e Costa, e D. Bernarda Rita de Albuquerque, da quinta da Cruz moveram uma causa cível contra a Fazenda reivindicando o Convento com todos os bens.

A documentação menciona bens situados nos concelhos de Viseu, Mangualde, Sátão, Tondela, São Pedro do Sul, Penalva do Castelo, Castro Daire, Vouzela, Caria, entre outros.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento do Bom Jesus de Viseu, cx. 2061 a 2063
Original numbering
IV/A/70 (1) a IV/A/71 (39) - caixa 155, 156, 156-A
Language of the material
Português
Alternative form available
Cópia microfilmada do inventário nº. 497. Portugal, Torre do Tombo, mf. 2669.

Existe cópia de consulta em formato digital.
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
17/04/2014 12:24:33